Sábado, Fevereiro 25, 2017
   
Text Size

“Familia Saúde” – Pés Saudáveis

Pés Saudáveis

No passado dia 25, fizemos um rastreio sobre pés saudáveis, onde cuidámos e ensinámos aos nossos utentes os cuidados a ter com os mesmos. Os pés são propensos a micoses, desidratação, calosidades e verrugas. Estes problemas podem ser tratados facilmente quando detectados atempadamente.

Assim e no seguimento deste rastreio, vamos criar um serviço na farmácia, para o ajudarmos a ter pés mais saudáveis e mais bonitos… queremos que os seus pés fiquem macios e inteiros (no caso dos utentes com diabetes).

Sabia que os pés são formados por 26 ossos, 114 ligamentos, 20 músculos e têm a responsabilidade de sustentarem o seu corpo?

Mesmo com essa importante função, os pés ficam muitas vezes fora da nossa atenção diária. Contudo, não podemos esquecer que é uma das áreas que mais acumula tensão pois precisa enfrentar os saltos, sapatos de bico fino e apertados. No final do dia, o resultado é imediato: dores, bolhas, calos e unhas encravadas.

Assim recomendamos:

Limpar e secar bem os pés: Depois do banho, secar bem os pés, não esquecendo os espaços entre os dedos.

Cortar as unhas em formato quadrado: Corte em ângulo recto, evita que as unhas fiquem encravadas.

Aprender quando e como escolher os sapatos: A regra básica é o conforto, ou seja, nem apertado, nem largo. O pé não pode ficar espremido, mas distribuído de forma harmoniosa. Convém escolher um modelo no fim da tarde, quando os pés geralmente estão um pouco inchados. As palmilhas e as solas devem ser macias, com sistema antiderrapante e formato que não aperte os dedos em cima e lateralmente.

Guardar os sapatos: É recomendável que sejam colocados numa zona ventilada e onde apanhem sol, antes de serem guardados nos armários.

Anabela Mascarenhas e Paulo Silva

Leia mais: Unhas Dor no Pé