Domingo, Abril 23, 2017
   
Text Size

“Família Saúde” – O mito da tosse seca

Todos os dias dezenas de pessoas se dirigem à farmácia porque estão constipados e com uma "tosse seca".

Ora este conceito é um conceito, na maioria das vezes, errado, porque, principalmente nesta altura do ano, a tosse é quase sempre devida a hipersecreções nos brônquios. A estas hipersecreções chamamos "expetoração".

É certo que muitas das vezes, principalmente numa fase inicial, não sentimos que libertamos nenhum tipo de muco, o que não significa que ele não esteja lá. A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para o libertar.

Não é portanto aconselhado, durante a libertação do muco, usar um medicamento que reprima o reflexo da tosse – os antitússicos pois, ao inibir esta defesa do organismo, vamos fazer com que se acumulem mais e mais secreções que podem ser ambientes muito favoráveis ao desenvolvimento de bactérias patogénicas que podem levar a problemas de saúde muito mais graves, tais como as pneumonias.

É aconselhável, no entanto, usar um expetorante ou um fluidificador do muco, bebendo bastante água ao longo do dia, para ajudar o organismo a eliminar as secreções a mais e, assim, nos vermos livres da tosse que afinal não era seca...

Anabela Mascarenhas e Raul Almeida