Domingo, Março 26, 2017
   
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“Família Saúde” – Na constipação e gripe, deve-se tomar vitamina C?

Existem dois tipos de vitaminas: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis são eliminadas pela urina, não sendo armazenadas em grandes quantidades pelo organismo, como é o caso da vitamina C. E ao contrário de algumas espécies animais, o ser humano não consegue sintetizar esta vitamina, tornando-se assim essencial.

A vitamina C desempenha várias funções: antioxidante, produção de colagénio, síntese de ácidos biliares, manutenção de um bom estado de saúde ao nível dos dentes e gengivas, potenciação da absorção de ferro dos alimentos, sendo portanto importante em situações de anemia, síntese de várias hormonas e neurotransmissores e ainda promoção da resistência a infecções através do papel que desempenha na actividade dos leucócitos, produção de interferão, processo de reacção inflamatória e integridade das membranas mucosas.

Podemos encontrar esta vitamina em várias frutas e legumes: kiwi, papaia, limão, morango, laranja, tangerina, clementina, nectarina, framboesa, brócolos, pimento, couve portuguesa, couve branca, couve-flor, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve lombarda, agrião, grelos, alho-francês, alho, batata e batata-doce.

Esta vitamina estando normalmente presente nos alimentos, pode por vezes ser ingerida em quantidades insuficientes. Isto pode acontecer quando praticamos exercício físico ou até noutras situações específicas, como por exemplo na gravidez ou quando o organismo está imunodeprimido como acontece durante a constipação ou a gripe. Poderá então reforçar-se o seu consumo, com a toma da mesma sob a forma sintética. Todavia, existem alguns cuidados que devem ser tidos em conta no que toca ao consumo destes suplementos.

O consumo excessivo de vitamina C pode provocar diarreia, cálculos renais e até alguma dependência. Pode ainda provocar interacções com salicilatos e anticoagulantes orais. Sempre que adquira a mesma, informe o seu farmacêutico sobre os medicamentos que está a tomar e esclareça as suas dúvidas.

Recomenda-se assim o uso de vitamina C até 1 gr diária, por períodos curtos e desde que não lhe seja contra-indicada, em épocas de carência da mesma, como são exemplo a constipação e a gripe.

 

Anabela Mascarenhas e Nélio Oliveira