Domingo, Abril 23, 2017
   
Text Size

“Família Saúde” - Gastroenterite

A gastroenterite é uma inflamação aguda no sistema gastrointestinal. O problema é mais comum quando há grandes variações de temperatura e em locais sem tratamento de água.

A gastroenterite pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pelo contacto de mãos, pela boca e por intoxicação alimentar. Uma das bactérias mais comuns é a Salmonella, encontrada em frangos e ovos crus.

Alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigeração adequada podem favorecer o crescimento de microrganismos que causam a gastroenterite.

Os sintomas mais comuns da gastroenterite são:

  • Febre
  • Enjoo
  • Diarreia
  • Vómitos
  • Dores abdominais
  • Perda de peso
  • Perda de apetite
  • Desidratação.

A hidratação é fundamental, assim é importante beber bastantes líquidos como, por exemplo, caldos de arroz ou sumos enriquecidos com minerais. É importante saber se é necessário consultar um médico ou não. Quando se trata de bébés é sempre aconselhado consultar um médico para limitar qualquer risco de desidratação.

Em crianças maiores e adultos, uma gastroenterite viral (por ex. após uma epidemia de Rotavírus) pode de forma geral ser curada por automedicação, ajudando a toma de lactobacilos.

As pessoas com desidratação em grau moderado a grave também podem precisar de tratamento intravenoso para repor líquidos no organismo, devendo assim recorrer ao Hospital.

Se for causada por vírus, a gastroenterite pode passar sozinha e o tratamento serve apenas para amenizar sintomas e repor a perda de líquidos. O mesmo acontece em alguns tipos de bactérias. Dependendo do tipo de bactéria, pode ser necessário tomar antibióticos ou outros medicamentos.

Os medicamentos que combatem a diarreia só podem ser tomados com orientação clinica. Pode ser perigoso parar uma diarreia acompanhada de febre.

No caso de dúvidas sobre que caminho deve seguir, procure o seu farmacêutico.

 

 

Anabela Mascarenhas e Nélio Oliveira