Sábado, Fevereiro 25, 2017
   
Text Size

“Família Saúde” - Exercício físico no ginásio

Com a chegada do verão vem a vontade de cuidar mais do corpo e é hora de começar a pensar na maneira certa de iniciar a rotina dos exercícios físicos. Quem vai ao ginásio não precisa necessariamente fazer os exercícios com a intenção de ganhar muita massa muscular. Mexer o esqueleto também é crucial para a nossa saúde!

Quem vai praticar exercício ou correr não deve fazer refeições muito pesadas imediatamente antes. Deve comer alimentos leves. As frutas, por exemplo são uma boa opção, pois têm absorção bastante rápida no organismo. As gorduras são proibidas, pois têm absorção lenta o que pode resultar em indisposição durante os treinos.

A alimentação inadequada ainda provoca a perda de massa magra, porque na falta do glicogénio, o organismo começa a retirar proteína dos músculos para utilizar como combustível. Assim, o resultado é que perde gordura, mas ao mesmo tempo diminui a sua quantidade de massa muscular.

E ainda, quem não se alimenta de maneira adequada, pode ter baixo rendimento nos treinos, podendo mesmo sofrer de tonturas, fraqueza e desmaios. Por isso é muito importante saber o que comer antes de praticar desporto e seguir durante o resto do dia uma alimentação cuidada.

Ano após ano, as modalidades disponíveis nos ginásios vão aumentando. Quando a mais recente atinge o auge da popularidade e se prepara para estabilizar, aparece uma nova. São actividades extremamente atléticas, que pela sua duração, têm grande impacto ao nível dos benefícios cardiovasculares, para além de permitirem a já falada individualização do treino.

Deve ainda procurar orientação de profissionais de saúde antes de iniciar uma rotina de actividades físicas. Isto é muito importante não só para optimizar os seus resultados, mas também para evitar complicações futuras.

Uma consulta médica é essencial antes de iniciar um plano de ginásio. A avaliação de alguns parâmetros químico-biológicos antes e durante os treinos são fundamentais e estão disponíveis numa farmácia perto de si.

 

 

Anabela Mascarenhas e Flávio Maia