Fontanelas proeminentes; Abaulamento das fontanelas.

Um abaulamento da fontanela é uma curva suave para fora (externa) da moleira ou fontanela de um bebé.

Veja também: fontanelas afundadas.

Considerações gerais:

O crânio é composto por muitos ossos, 7 no próprio crânio e 14 na área facial, que se juntam para formar uma cavidade óssea sólida, que protege o cérebro e oferece suporte às estruturas da cabeça. As áreas onde os ossos se encontram são chamadas de suturas.

No momento do nascimento, os ossos não estão unidos firmemente, permitindo que a cabeça possa passar pelo canal do parto. As suturas vão obter minerais que vão sendo adicionados ao longo do tempo e endurecem, unindo firmemente os ossos do crânio, num processo chamado de ossificação.

Numa criança, o espaço onde duas suturas se juntam forma uma “moleira” coberta de membranas apelidada de fontanela. As fontanelas permitem o crescimento do crânio durante o primeiro ano de vida do bebé.

O crânio de um recém-nascido apresenta normalmente diversas fontanelas, especialmente na parte superior e posterior da cabeça e dos lados. Assim como as suturas, as fontanelas ossificam ao longo do tempo e convertem-se em áreas ósseas sólidas e fechadas. A fontanela na parte de trás da cabeça (fontanela posterior) geralmente fecha-se quando o bebé tem um ou dois meses de idade, enquanto a fontanela no topo da cabeça (fontanela anterior) geralmente se fecha entre os 7 e os 19 meses de idade.

As fontanelas devem sentir-se firme e levemente curvadas para dentro ao toque. Uma fontanela é tensa ou abaulada, quando o líquido se acumula na cavidade do crânio ou quando aumenta a pressão cerebral (aumento da pressão intracraniana).

Quando o bebé está a chorar, deitado ou a vomitar, as fontanelas podem parecer que têm um abaulamento, mas devem voltar ao normal quando o bebé está numa posição calma e com a cabeça erguida.

Causas comuns:

  • Hidrocefalia
  • Aumento da pressão intracraniana (associado com a meningite e outras doenças)

Cuidados em casa:

Se a fontanela retorna à aparência normal quando a criança está calma e de cabeça erguida, não se trata realmente de um abaulamento da fontanela.

Solicite assistência farmacêutica e médica se:

O atendimento de emergência imediato é necessário para qualquer criança que tem verdadeiramente um abaulamento da fontanela, especialmente se for acompanhado de febre ou sonolência excessiva.

O que esperar na consulta:

O médico pode realizar um exame físico e fazer perguntas sobre a história médica do seu filho, tais como:

  • Será que a “moleira” retorna ao aspecto normal quando a criança está calma ou de cabeça erguida?
  • A fontanela apresenta-se sempre abaulada ou isto aparece e desaparece?
  • Quando é que notou isto pela primeira vez?
  • Qual fontanela está abaulada ou proeminente (no topo da cabeça, nas costas ou outras)?
  • O abaulamento está presente em todas as fontanelas?
  • Quais outros sintomas estão presentes (tais como febre, irritabilidade, letargia)?

Alguns exames de diagnóstico que se podem realizar:

  • Tomografia computadorizada da cabeça
  • Ressonância magnética da cabeça
  • Punção lombar.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTenesmo
Próximo artigoNódulo na axila