Abcesso periamigdaliano, esquimência
Acúmulo de material infectado na área ao redor das amígdalas. Veja também abcesso retrofaríngeo.
Causas, incidência e fatores de risco:
O abcesso periamigdaliano é uma forma de celulite, que por sua vez é uma das complicações da amigdalite. O estreptococo beta-hemolítico do grupo A costuma ser a causa dos abcessos periamigdalianos. Uma ou ambas as amígdalas são infectadas e o pus que se forma pode-se espalhar da amígdala até aos tecidos ao redor dela. A infecção pode-se disseminar pelo céu-da-boca (palato) e para o pescoço e tórax, inclusive para os pulmões. Os tecidos que estiverem inchados podem obstruir as vias respiratórias, o que constituiria uma emergência médica com risco de vida.
O abcesso periamigdaliano é, em geral, uma doença típica de pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens. Este distúrbio tornou-se relativamente incomum desde o advento do uso dos antibióticos para o tratamento da amigdalite.
Sintomas:
- dor de garganta (pode ser grave)
- glândulas da mandíbula e da garganta sensíveis
- edema facial
- babar em excesso
- dor de cabeça
- febre
- calafrios
- rouquidão (ocasionalmente)
Sinais e exames:
Um exame da garganta e do pescoço pode revelar uma vermelhidão e um inchaço da(s) amígdala(s), do palato, da garganta, do pescoço e da pele do tórax.
- aspiração do abcesso geralmente revela a presença de fluidos contendo pus
- a cultura dos fluidos pode revelar a presença de bactérias
Tratamento:
O tratamento visa curar a infecção e aliviar os sintomas. Antibióticos podem ser administrados caso a infecção seja bacteriana. A drenagem cirúrgica do abcesso será feita mediante aspiração ou incisão. Os analgésicos podem ser utilizados, se necessários, em caso de dor. Pode-se pensar na hipótese de se retirar as amígdalas por meio de uma cirurgia (amigdalectomia).
Expectativas (prognóstico):
O abcesso periamigdaliano normalmente responde ao tratamento, ainda que possa haver reincidência.
Complicações:
- celulite da mandíbula, pescoço ou tórax
- pneumonia
- pericardite (inflamação ao redor do coração)
- efusão pleural (líquido ao redor dos pulmões)
- endocardite (rara)
- obstrução das vias respiratórias
Solicitação de assistência médica e/ou farmacêutica:
Solicite assistência médica e/ou farmacêutica se houver uma amigdalite e aparecerem sintomas que sugerem um abcesso periamigdaliano.
Solicite assistência médica se aparecerem sintomas que sugerem complicações, incluindo o agravamento dos sintomas, uma febre persistente, tosse, dificuldade respiratória ou dor no tórax.
Prevenção:
O tratamento imediato e completo da amigdalite, especialmente o da amigdalite bacteriana, pode ajudar a evitar a formação do abcesso.