Finalização deliberada da gestação.
Causas, incidência e factores de risco:
Os abortos terapêuticos são aqueles realizados por decisão pessoal. Os abortos terapêuticos são aqueles recomendados pelo médico para proteger a saúde física ou mental da mãe.
Sintomas:
Os primeiros sintomas do início da gestação são:
• sensibilidade das mamas
• dilatação das mamas
• descoloração das auréolas das mamas
• náuseas
• desmaio leve ou tontura
• ausência de períodos menstruais
Sinais e exames:
Um exame ginecológico é realizado para confirmar a gestação, e um cálculo aproximado das semanas de gestação. Um exame de HCG sérico (um exame de sangue) também pode ser realizado para confirmar a gestação.
Tratamento:
A maior parte dos abortos terapêuticos são realizados entre a oitava e a décima segunda semanas de gestação. O procedimento utilizado consiste na dilatação do colo uterino e na remoção do conteúdo do útero por meio de uma raspagem e por uma sucção feita nas paredes internas do útero.
Expectativas (prognóstico):
Os abortos realizados de forma legal são relativamente seguros. Raramente ocorrem complicações. O aborto realizado durante o primeiro trimestre é mais seguro, no sentido físico, para a mulher do que dar a luz.
Complicações:
As complicações mais frequentes são a perda excessiva de sangue e/ou as infecções. Essas complicações são raras quando o procedimento é realizado de forma legal, por um médico competente, em instalações adequadas. As adolescentes podem não ter conhecimento da sua gestação até o segundo trimestre, e podem aumentar o risco de vida se fizerem aborto no segundo trimestre de gestação.
Solicitação de assistência farmacêutica e médica:
Marque uma consulta se ocorrer uma gestação não planejada e se deseja informações sobre a escolha do aborto terapeutico.
Marque uma consulta se passou por um aborto terapêutico e se o sangramento vaginal se prolonga além do previsto (o sangramento excessivo pode causar choque).
Marque uma consulta se aparecerem sintomas de infecção, como por exemplo uma febre persistente, um fluxo vaginal com odor fétido, secreção vaginal purulenta, ou dor abdominal, ou sensibilidade abdominal.