Deficiência, vitamina B9 (ácido fólico); dieta e ácido fólico; deficiência de ácido fólico (vitamina B9); folato; folacina; ácido pteroglutâmico; vitamina B9; deficiência de vitamina B9 (ácido fólico).

É uma vitamina hidrossolúvel do complexo B.


Funções:
 

O ácido fólico age como uma coenzima (juntamente com a vitamina B12 e vitamina C) no metabolismo das proteínas e a síntese de novas proteínas. Ele é necessário para a produção de glóbulos vermelhos e para a síntese do ADN (que controla a hereditariedade), além de atuar no crescimento dos tecidos e no funcionamento das células. Também aumenta o apetite e estimula a formação de ácidos digestivos. Podem ser usados suplementos de ácido fólico sintético para os tratamentos de distúrbios associados à deficiência de ácido fólico e também podem fazer parte do tratamento de certos problemas menstruais e úlceras nas pernas.

Recomendações:

As doses diárias recomendadas (DDR) são definidas como os níveis de ingestão de nutrientes essenciais que, com base nos conhecimentos científicos, o Conselho de Alimentos e Nutrição (Food and Nutrition Board), dos EUA, julga adequados para o atendimento das necessidades nutricionais da maioria das pessoas saudáveis.

A melhor forma de atender às necessidades diárias das vitaminas essenciais é consumir uma dieta equilibrada que contenha uma variedade de alimentos do guia alimentar da roda dos alimentos.

A maioria das pessoas nos Estados Unidos ingere quantidades adequadas de ácido fólico porque ele é abundante na alimentação.

As gestantes muitas vezes têm necessidade de uma suplementação adicional segundo critério do médico que acompanha a gestação. A quantidade adequada de ácido fólico é importante para mulheres em idade fértil porque já ficou demonstrado que essa vitamina evita diversos problemas, entre os quais defeitos do tubo neural. Mulheres desta faixa etária devem esforçar-se para comer alimentos que sejam boas fontes de ácido fólico. Estudos recentes publicados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) sugerem que as mulheres que recebem suplementos de ácido fólico ANTES DA CONCEPÇÃO podem reduzir em 50% os riscos de defeitos do tubo neural. As mulheres que planeiem engravidar deveriam discutir com o seu médico a opção de tomar um multivitamínico.

Efeitos colaterais:

A deficiência de ácido fólico pode causar atraso de crescimento, cabelos brancos, inflamação da língua (glossite), úlceras orais, úlcera péptica e diarreia. Essa deficiência também pode causar anemias hemolíticas e megaloblásticas.

Quando as doses de ácido fólico excedem em demasia as doses dárias recomendadas pode ocorrer uma condição grave chamada anemia perniciosa.

Fontes alimentares 

  • grãos e legumes
  • frutas cítricas e os seus sumos
  • farelo de trigo e de outros cereais
  • verduras de folhagem verde-escura
  • aves, carne de porco, frutos do mar
  • fígado

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFlúor na dieta
Próximo artigoFórmulas infantis