Condição que tem como característica o excesso de ácido nos líquidos do corpo.

Causas, incidência e fatores de risco:

O coeficiente ácido-base do corpo (pH) é regulado pelos rins e pelos pulmões. A acidose é causada pelo acúmulo de ácido ou por uma perda significativa de bicarbonato. As principais categorias são a acidose respiratória e a acidose metabólica. O corpo realiza os ajustes necessários na tentativa de corrigir a acidose metabólica ou respiratória, a fim de manter o pH normal. Por exemplo, se a acidose for ocasionada por excesso de dióxido de carbono (que é um ácido), o corpo corrige o pH retendo bicarbonato, que é uma base.

A acidose respiratória desenvolve-se quando há quantidades excessivas de dióxido de carbono no corpo, devidas principalmente a uma diminuição na respiração. Outros nomes para essa condição são acidose por hipercapnia e acidose por dióxido de carbono.

Existem vários tipos de acidose metabólica: acidose diabética (chamada também de cetoacidose diabética), que se desenvolve quando há um acúmulo de corpos cetónicos durante os estágios avançados de uma diabetes melito não controlada. A acidose hiperclorémica é causada pelos níveis excessivos de cloreto no sangue e a acidose láctica, pelo acúmulo de ácido láctico. Essa última pode ser causada por diversas condições, incluindo a ausência prolongada de oxigénio, determinadas doenças, exercício prolongado, hiperventilação e medicamentos como os utilizados no tratamento via oral da diabetes. Outras causas da acidose metabólica incluem quaisquer condições que possam resultar em acúmulo de produtos ácidos (com exceção do dióxido de carbono, que causa a acidose respiratória). Entre essas condições, pode-se citar: desidratação intensa, diarreia, vómitos, doenças renais (ver acidose tubular renal distal e acidose tubular renal proximal), doenças metabólicas e doenças hepáticas.

Sintomas:

Veja os tipos específicos de acidose.

Sinais e exames:

Uma gasometria do sangue arterial ou uma análise bioquímica do sangue (como o Chem-20) irá confirmar a acidose na maioria dos casos. Podem ser necessários outros exames para determinar a causa da acidose.

Tratamento:

O tratamento depende da causa. Veja os tipos específicos de acidose.

Expectativas (prognóstico):

A acidose pode ser perigosa se não for tratada. Muitas causas respondem de forma satisfatória ao tratamento.

Complicações:

Veja os tipos específicos de acidose.

Solicitação de assistência médica e/ou farmacêutica:

Embora existam diversos tipos de acidose, todos eles apresentaram sintomas que necessitam de tratamento médico. Veja os tipos específicos de acidose.

Prevenção:

A prevenção ou tratamento das causas subjacentes pode evitar alguns casos de acidose.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAcidemia metilmalónica
Próximo artigoAcidose láctica