Higiene, alimentos e sanitização.
Acondicionamento e manuseio capazes de preservar os alimentos, evitando deteriorações e contaminações.
Funções:
O manuseio e preparação adequados dos alimentos reduz significativamente os riscos de intoxicação alimentar. Os alimentos podem ser contaminados de diferentes maneiras. A contaminação pode ocorrer antes de o alimento ser conservado ou embalado, ou durante o processo de embalagem o alimento pode ser contaminado por micro-organismos. Os alimentos também podem ser contaminados após exposição ao ambiente, pois os micro-organismos estão em toda a parte. Se os alimentos não forem adequadamente preparados, armazenados e protegidos, pode haver multiplicação de germes e o aparecimento de doenças.
Recomendações:
Lave cuidadosamente as mãos antes de manusear qualquer alimento. Usando água morna, esfregue o sabão em ambas as mãos (incluindo dedos e unhas) por pelo menos 20 segundos e depois enxague bem. Se estiver doente, não prepare alimentos. Se apresentar algum corte ou ferimento nas mãos, use luvas ou evite preparar alimentos.
Os alimentos podem já estar contaminados antes da compra. Verifique sempre e não utilize os alimentos que estiverem vencidos, com o lacre da embalagem violado e latas danificadas. Não use alimentos com cheiro estranho ou insuportável, ou com sabor desagradável.
Refrigere aves e carnes e use-as no prazo de um ou dois dias. Caso não sejam usadas em um ou dois dias, congele-as. Mantenha os alimentos congelados até que esteja na hora de os descongelar e cozinhar.
Limpe sempre os locais de preparação dos alimentos, como balcões e tábuas de cozinha, após cada uso. Isto evita o crescimento de organismos. Nunca corte alimentos cozidos na mesma tábua em que foram cortados alimentos crus (principalmente carne), sem antes fazer uma cuidadosa limpeza. Mantenha os utensílios de corte limpos. Não deixe alimentos cozidos fora do frigoriífico de um dia para o outro, pois pode haver proliferação bacteriana.
Por fim, prepare as conservas caseiras em ambiente quase estéril. Lave todos os recipientes cuidadosamente e enxague-os com água a ferver. Quando preparados em más condições de higiene, as conservas caseiras são a causa mais comum de botulismo.
Efeitos colaterais:
Uma errada manipulação de alimentos e inadequada segurança alimentar pode causar infecções (doenças transmitidas por alimentos).
A carne de porco, vaca, frango, outras carnes e ovos podem estar contaminados com Salmonella. Leite não fervido e frango podem estar contaminados com Campylobacter.
Os sintomas da doença de origem alimentar podem variar, mas geralmente incluem problemas de estômago. Estas doenças podem ser graves e potencialmente fatais, especialmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.
Fontes alimentares:
Todos os alimentos estão sujeitos à contaminação e entre aqueles com maior risco estão: carnes vermelhas e aves, ovos, queijos, laticínios, legumes e peixe cru e frutos do mar.
As medidas de higiene e sanitização afetam todos os alimentos.
Farmácia Saúde Farmacia Saude