Diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue decorrente da deficiência de folato (ácido fólico).

Causas, incidência e fatores de risco

O folato ou ácido fólico é necessário para a formação e proliferação dos glóbulos vermelhos. As fontes dietéticas de folato incluem vegetais de folhas verdes e fígado e, como as reservas corporais são pequenas, é necessária a suplementação contínua. Alguns medicamentos, como a fenitoína, podem interferir na absorção do folato.

Na anemia por deficiência de ácido fólico, os glóbulos vermelhos estão anormalmente aumentados de tamanho; no sangue são chamados de megalocitos, na medula óssea megaloblastos e, consequentemente, o quadro anémico é conhecido como anemia megaloblástica.

As causas deste tipo de anemia incluem as dietas pobres em ácido fólico como no alcoolismo crónico, as síndromes de má absorção (doença celíaca e espru) e o uso de certos medicamentos. Pode haver também deficiência por aumento das necessidades, como ocorre no terceiro trimestre da gestação. Os fatores de risco são: dietas pobres (observado em pessoas de baixos rendimentos, idosos e pessoas que não consomem frutas frescas ou vegetais), consumo de alimentos hipercozidos, alcoolismo, história de síndrome de má absorção e gestação. A incidência é de 4 em 100 mil pessoas.

Sintomas:

  • cansaço
  • dor de cabeça
  • boca e língua dolorosas
  • palor (palidez) ou icterícia

Sinais e exames:

  • teste de folato
  • diminuição da quantidade de folato nos glóbulos vermelhos
  • hemograma completo
  • aspiração da medula óssea

Tratamento:

O objetivo do tratamento é tratar a causa subjacente da anemia que pode surgir por problemas dietéticos ou síndrome de má absorção.

A suplementação oral ou parenteral de ácido fólico pode ser feita por curtos períodos (até que a anemia tenha sido corrigida) ou por toda a vida, nos casos de deficiência de absorção intestinal.

O tratamento dietético consiste no aumento da ingestão de vegetais de folhas verdes e cítricos.

Expectativas (prognóstico):

A anemia geralmente responde bem ao tratamento, e as anormalidades são corrigidas em aproximadamente 2 meses.

Complicações:

Os sintomas de anemia podem causar desconforto. Em gestantes, a deficiência de folato está associada a defeitos do tubo neural (como a espinha bífida) no bebé.

Solicitação de assistência médica e farmacêutica:

Solicite assistência médica se apresentar sintomas indicativos de anemia ou de deficiência de folato.

Prevenção:

A adequação dietética nas pessoas de alto risco e a suplementação de ácido fólico durante a gestação podem ajudar a prevenir o aparecimento da anemia.

Farmácia Saúde Farmacia Saude