Também é conhecido como sensação de nervosismo, nervoso, stress, tensão.

O stress é uma tensão ou desgaste físico, mental ou emocional. A tensão é um desgaste mental ou emocional, suspense, ansiedade ou excitação. A ansiedade é uma reacção a uma ameaça real ou imaginária, um sentimento geral de desconforto ou medo.

Considerações gerais:

O stress não é uma doença e faz parte da vida normal de todas as pessoas. O stress não é necessariamente bom ou mau. No entanto, as reações ao stress podem variar consideravelmente e algumas dessas reações são indesejáveis. A reação indesejável mais frequente é a ansiedade.

A ansiedade é frequentemente acompanhada por: contração espasmódica ou tremor, tensão muscular, dores de cabeça, sudorese, irritabilidade, cansaço, pesadelos, problemas de memória, impotência sexual, falta de sono, boca seca ou dificuldade para engolir.

O grau de ansiedade é muito mais uma função do indivíduo que o grau de stress. O risco de ansiedade aumenta com o stress, um histórico familiar de neurose, cansaço ou sobrecarga de trabalho, ou com a recorrência de situações que foram anteriormente stressantes ou prejudiciais.

Insónia e dificuldade de concentração são sintomas comuns de ansiedade e que podem levar a um círculo vicioso, piorando o problema. Os sintomas são efeitos, não causas. Concentrar-se na insónia ou na falta de concentração como sendo o problema não é a solução.

Causas comuns:

  • um perigo real
  • stress físico e emocional
  • sofrimento (como pela morte de um ente querido ou pela perda do emprego)
  • drogas, incluindo a cafeína, medicamentos para a gripe (combinações orais para tosse/gripe), simpatomiméticos, descongestionantes (anti-histamínicos e descongestionantes orais), broncodilatadores, antidepressivos tricíclicos e suplementos para a tiroide
  • suspensão de drogas
  • dieta deficiente
  • síndrome da hiperventilação
  • hipertiroidismo.

Obs.: pode haver outras causas para este problema.

Cuidados em casa:

A descoberta da causa da ansiedade é o primeiro passo necessário para resolver um problema com o stress.

Evite tornar-se dependente de drogas que “alteram o humor” quando confrontado com os problemas da vida. Essas drogas não oferecerão uma solução permanente e nem mesmo duradoura. Embora nenhuma dieta especial seja necessária, evite cafeína e outros estimulantes, e evite o álcool.

Procure alguém que o ouça e o aconselhe sobre os seus problemas. Com frequência, o apoio e os cuidados de um profissional de saúde qualificado ou da família e amigos pode ajudar a aliviar a ansiedade. Recomenda-se uma atmosfera calma e sossegada e um ambiente confortável.

Expresse verbalmente os sentimentos e preocupações. A maioria das comunidades tem vários recursos que podem ajudar com os problemas da ansiedade. Sacerdotes, assistentes sociais, amigos, vizinhos e família podem, cada um, ter um papel terapêutico.

Aprenda técnicas, incluindo biofeedback e terapia de relaxamento, para reduzir a tensão muscular. Biofeedback é um processo de monitorização das funções do corpo (como a tensão de certos grupos musculares) e a alteração dessas funções por meio de relaxamento.

Siga uma rotina regular de exercícios físicos energéticos. Faça exercícios aeróbicos, se possível.

Evite concentrar-se nos efeitos da ansiedade (como insónia ou dificuldade de concentração). Se a ansiedade for curada, a insónia e a dificuldade de concentração irão se resolver sozinhas.

Solicite assistência médica e farmacêutica se:

  • não consegue trabalhar devido à ansiedade, o auto-tratamento não funcionou ou a causa da ansiedade é desconhecida
  • há um sentimento repentino de pânico
  • os problemas não podem ser resolvidos sem uma ajuda profissional.

Pode ser adequado consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Lembre-se que o seu médico de família é um recurso adicional, mas não é necessariamente o primeiro ou o melhor lugar para se procurar ajuda para esses problemas.

O que esperar na consulta:

Será obtida a história clínica e realizado um exame físico.

A documentação detalhada da história clínica poderá incluir as seguintes perguntas:

  • quais são os outros sintomas que também estão presentes?
  • quais são os sintomas físicos que se desenvolvem que fazem com que se sinta ansioso?
  • quais são os sintomas físicos que apresenta que o estão a preocupar?
  • o que melhora a ansiedade?
  • o que piora a ansiedade?

Um exame físico geral será realizado. O nível de consciência será avaliado e o comportamento observado.

Pode-se suspeitar de uma causa psicológica se a ansiedade não for acompanhada de outros sinais e sintomas físicos. Pode ser necessário o encaminhamento do paciente para uma avaliação psiquiátrica.

Os exames que podem ser realizados para o diagnóstico incluem: estudos laboratoriais para descartar distúrbios médicos, como o hipertiroidismo, que produzem ansiedade.

Após a consulta:

O diagnóstico pode ser incluído no seu registo médico pessoal.

Farmácia Saúde Farmacia Saude