Um padrão típico de perda de cabelo em homens, causada por hormônios e pré-disposição genética.
Causas, incidência e fatores de risco:
O cabelo do couro cabeludo cresce a partir do folículo piloso numa taxa média de 1,27 cm por mês. Normalmente, cada fio de cabelo cresce durante 4 à 7 anos, e então entra em fase de repouso, e finalmente cai. Um novo fio de cabelo começa a nascer em seu lugar. Em uma determinada época, cerca de 85% do cabelo está em fase de crescimento e 15% em repouso.
A calvície ocorre quando há uma miniaturização progressiva do folículo, resultando em fios de cabelo mais curtos e finos. O resultado final é um folículo miniatura sem cabelo. A causa da incapacidade de crescimento de novos fios de cabelo ainda não é bem conhecida, porém, sabe-se que está associada a uma pré-disposição genética e a presença de hormônios endócrinos (androgênios), especialmente a testosterona. Entretanto, o folículo permanece vivo, o que indica a possibilidade de um novo crescimento.
A calvície típica de padrão masculino começa no nascimento do cabelo. Este retrocede gradualmente até tomar a forma de um “M”. O cabelo existente pode ser mais fino e não crescer tanto como os anteriores. O cabelo na região denominada coroa também começa a afinar, e conseqüentemente, as pontas superiores do “M” do nascimento do cabelo alcançam a coroa, onde os fios de cabelo já estão mais finos, deixando um padrão de cabelo em forma de ferradura ao redor das laterais da cabeça.
A perda de cabelo em placas, queda difusa de cabelo, quebra de cabelo na base, ou perda de cabelo associada à vermelhidão, escamação, dor ou progressão rápida, estão geralmente relacionados a outras causas.
Farmácia Saúde Farmacia Saude