Envenenamento por chumbo, considerações nutricionais; metais tóxicos, considerações nutricionais.

Considerações nutricionais para reduzir o risco de envenenamento por chumbo.

Funções:

O chumbo é um elemento natural com milhares de usos. Por ser extremamente comum (e muitas vezes dissimulado), o chumbo pode contaminar facilmente a comida e a água, onde fica indetectável à visão ou ao paladar.

Recomendações:

Para reduzir a exposição ao chumbo:

  • Se a tinta com chumbo estiver em boas condições, pinte novamente sobre ela com uma tinta sem chumbo; caso contrário, remova a tinta velha e pinte novamente com outra sem chumbo.
  • Procure manter a sua casa livre de pó o mais possível e lave as suas mãos antes das refeições.
  • Não guarde brinquedos antigos se não souber se foram pintados com tinta sem chumbo.
  • Deixe a torneira aberta por um minuto antes de beber água ou cozinhar com ela.

Se o teste da sua água acusou excesso de chumbo, pense em instalar um bom dispositivo de filtragem ou passe a beber e a cozinhar apenas com água engarrafada.

  • Evite produtos enlatados de outros países até que a proibição a latas soldadas com chumbo entre em vigor.
  • Se as garrafas de vinho possuírem um lacre de chumbo, remova, antes de usar, o aro e o gargalo da garrafa com uma toalha humedecida em sumo de limão, vinagre ou vinho.
  • Não guarde vinhos, bebidas alcoólicas ou molhos de salada à base de vinagre em decantadores de cristal com chumbo por longos períodos, já que o chumbo pode vazar para o líquido.

Efeitos colaterais:

Doses altas de chumbo podem danificar o sistema nervoso, rins e ossos, podendo até ser letais. Mesmo a exposição contínua a níveis baixos faz com que o chumbo se acumule no corpo e cause danos. É particularmente perigoso para bebés antes e depois do nascimento e para crianças pequenas, pois os seus corpos e cérebros estão a crescer rapidamente.

O Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, monitoriza o nível de chumbo na comida, na bebida, nos recipientes de comida e nos utensílios de cozinha.

O nível de chumbo no sangue dos norte-americanos tem caído regularmente devido às medidas que foram tomadas naquele país, incluindo:

  • Eliminação da gasolina com chumbo nos anos 70
  • Proibição de chumbo nas tintas de parede, em 1978
  • Proibição de canalizações e soldas de chumbo, em 1988
  • Eliminação das soldas de chumbo em latas
  • Eliminação do lacre de chumbo nas garrafas de vinho, em 1992.

Fontes alimentares:

As fontes alimentares incluem fontes dissimuladas como água da torneira (tubos de chumbo ou solda de chumbo utilizada para unir os tubos são muito comuns em tubagens antigas), produtos enlatados (se houver solda de chumbo nas latas) e outros produtos que utilizam esse tipo de recipientes.

A pintura ainda representa o maior perigo em relação à exposição ao chumbo, especialmente para as crianças. Se mora numa casa pintada antes da proibição do chumbo na tinta (1978) ou nas canalizações (1988), procure o departamento de saúde local para descobrir como testar os níveis de chumbo da água e da tinta.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHidratos de carbono
Próximo artigoCloreto na dieta