Uma tala é um dispositivo utilizado para manter a estabilidade de alguma parte do corpo visando evitar agravamento de uma lesão.
Considerações gerais:
O objectivo da tala é proteger uma parte lesionada do corpo, evitando maiores danos, até que se tenha assistência médica.
Verifique sempre a circulação da vítima logo depois de imobilizar a parte afectada.
Costuma-se usar talas comerciais para imobilizar um órgão durante o tratamento de várias condições.
As talas podem ser usadas para diversas lesões diferentes. Sempre que houver um osso fracturado, é importante imobilizar a área.
Primeiros socorros:
1. Trate de todos os ferimentos, antes de aplicar uma tala.
2. As lesões devem ser imobilizadas na posição em que foram encontradas.
3. Encontre algo rígido para utilizar como apoio para fazer a tala (como tábuas). Se não encontrar, use um cobertor ou outro tecido. A parte afectada pode ser unida a uma outra parte sadia para ser imobilizada. (Pode-se, por exemplo, prender um dedo lesionado ao dedo sadio mais próximo para imobilizá-lo).
4. A tala deve ultrapassar a área lesionada, para imobilizá-la.
5. Prenda a tala com fio (tiras de tecido, cintos, gravatas, etc.) acima e abaixo da lesão tendo cuidado para que os nós não pressionem a lesão. Deve-se evitar apertar demais os fios para que a circulação da vítima não seja prejudicada.
6. Verifique frequentemente a área lesionada para evitar inchaço, palidez ou entorpecimento. Se for preciso, afrouxe a tala.
Não se deve tentar mudar a posição ou realinhar a parte lesionada.
Procure imediatamente assistência médica de emergência se:
Se a lesão ocorreu durante uma excursão, acampamento, etc., procure assistência médica o mais rápido possível. Enquanto a assistência médica não chegar, administre os primeiros socorros à vítima.
Prevenção:
Segurança é o melhor meio de evitar fracturas ósseas causadas por quedas. Algumas doenças tornam os ossos mais propensos à fractura, portanto deve-se ter cuidado extremo ao cuidar de uma pessoa com ossos frágeis. Evitar actividades que forcem os músculos ou ossos por longos períodos porque pode gerar fraqueza e quedas.