Nariz congestionado, septo nasal desviado, obstrução nasal, obstrução do nariz, rinite medicamentosa, nariz entupido
Nariz e seios nasais nasais congestionados.
Considerações gerais:
Um nariz entupido geralmente é causado por um vírus e geralmente se resolve espontaneamente dentro de uma semana.
A congestão nasal tem muitas causas que podem variar de um desconforto leve a uma condição que representa risco de vida. O recém-nascido é obrigado a respirar pelo nariz. A congestão nasal no lactente nos primeiros meses de vida pode interferir com o aleitamento, e pode causar dificuldade respiratória com risco de vida. A congestão nasal em crianças mais velhas e adolescentes frequentemente representa apenas um desconforto, mas pode causar outras dificuldades.
A congestão nasal pode interferir nos ouvidos, na audição e no desenvolvimento da fala. A congestão significativa pode interferir com o sono, causar ronco e pode estar associada a episódios de parada respiratória durante o sono (apneia do sono). Nas crianças, a congestão nasal causada por adenóides aumentadas causa apneia do sono crónica, com níveis insuficientes de oxigénio (hipoxia) e insuficiência cardíaca do lado direito. O problema resolve-se completamente com a remoção das adenóides e amígdalas.
Causas comuns:
- resfriado comum ou gripe
- geralmente acompanhado por secreção aquosa e transparente, mais febre, tosse, dor de cabeça, dores articulares, dores musculares ou dor de garganta
- febre dos fenos
- geralmente acompanhada por secreção aquosa e transparente, prurido ocular e espirros
- infecção dos seios nasais
- geralmente acompanhada por secreção nasal amarelo-esverdeada, opaca e espessa, e dor ou sensibilidade ao redor dos olhos e do osso malar, que piora quando a pessoa se inclina para frente
Obs.: Pode haver outras causas para a congestão nasal.
Cuidados em casa:
Beba muito líquido, mais do que o usual. Água, sumos de frutas, chás e bebidas carbonatadas são recomendados. Repouse o máximo possível. Aumente a humidade do ar com um vaporizador ou humidificador.
A gripe e o resfriado comum não podem ser curados com medicamentos; no entanto os medicamentos como o acetaminofeno, os descongestionantes, as gotas ou sprays nasais, os medicamentos contra tosse (combinações orais para tosse e resfriado comum), e pastilhas para a garganta podem oferecer um certo alívio dos sintomas.
Para um nariz entupido causado pela febre dos fenos, evite ao máximo a exposição aos alérgenos (como animais domésticos, alimentos que causem reações alérgicas e pó). Os anti-histamínicos e os descongestionantes ajudam a aliviar os sintomas, porém não curam a febre dos fenos.
Para que um bebé muito pequeno assoe o nariz, utilize um aspirador nasal infantil. Se o muco for espesso e pegajoso, solte-o utilizando 2 ou 3 gotas de solução salina (que consiste de meia colher de chá de sal e 1 copo de água morna) em cada narina.
Não insira hastes flexíveis nas narinas de um lactente. Ao invés disto, segure a secreção fora da narina com um lenço de papel ou haste flexível, gire-a e puxe para fora do nariz.
Para uma criança muito pequena, deite-a sobre o estômago para dormir. Isto aumenta a drenagem nasal e a respiração.
Solicite assistência médica e/ou farmacêutica se:
- o nariz entupido estiver acompanhado de inchaço facial (testa, olhos, laterais do nariz ou bochechas) ou visão embaçada
- houver aumento da dor de garganta ou pontos brancos ou amarelos nas amígdalas ou em outras partes da garganta
- houver episódios de tosse que persistem por mais de 10 dias ou se a tosse produzir expectoração amarelo-esverdeada ou cinza
- o nariz entupido persistir por mais de 2 semanas e prejudicar o estilo de vida
O que esperar na consulta:
Será obtida a história clínica e realizado um exame físico.
A documentação detalhada da história clínica da congestão nasal poderá incluir as seguintes perguntas:
- evolução:
- quando começou a congestão nasal?
- está presente todo o tempo?
- quanto tempo durou?
- fatores atenuantes:
- o que foi feito para tentar aliviar a congestão?
- funcionou bem?
- outros:
- quais outros sintomas também estão presentes?
- há secreção nasal?
- há perda de olfato?
- há dificuldade para respirar pelo nariz?
- há olhos lacrimejantes?
- há ardor nos olhos, coceira ou vermelhidão?
- há espirros?
- há febre?
- há tosse?
- há dor de cabeça?
- há dor facial?
O exame físico pode incluir um exame do sistema respiratório superior, ouvidos, nariz e garganta.
Os exames que podem ser realizados para o diagnóstico incluem:
- teste cutâneos de alergia
- exames de sangue (tais como hemograma completo ou diferencial sanguíneo)
- cultura da expectoração e cultura da garganta
- raio X dos seios nasais e radiografia torácica
Intervenção:
Medicamentos podem ser recomendados (veja anti-histamínicos e descongestionantes). Medicamentos mais fortes podem ser aconselhados. Para casos graves de febre dos fenos, injeções de dessensibilização para os alérgenos conhecidos podem ser administradas. Outros tratamentos, incluindo cirurgia, podem ser aconselhados dependendo da causa.
Após a consulta:
O diagnóstico de congestão nasal poderá ser incluído no seu registo médico pessoal.