Dieta e desenvolvimento intelectual.

O crescimento e o desenvolvimento podem ser divididos em quatro períodos: a infância, os anos da pré-escola, os anos escolares e a adolescência. Geralmente, logo depois do nascimento o bebé perde cerca de 5% a 10% do seu peso de nascimento. Entretanto, com cerca de 2 semanas de idade o bebé começa a ganhar peso e a crescer com rapidez. Aos quatro meses e até aos seis meses de idade o bebé deverá ter dobrado o seu peso de nascimento. Durante a segunda metade do seu primeiro ano de vida, a taxa de crescimento começa a diminuir, e entre as idades de um e dois anos, a criança que começa a andar ganhará apenas cerca de dois quilos. O ganho de peso continuará a ser cerca de 2 quilos por ano entre as idades de dois e cinco anos. Entre as idades de dois e dez anos o crescimento continuará em proporção constante. Então, com a chegada da adolescência, com cerca de onze anos de idade, ocorre geralmente um surto de crescimento, conforme o adolescente se vai aproximando da idade adulta. As necessidades de nutrientes correspondem a essas mudanças das taxas de crescimento e o bebé necessita de mais calorias, para o seu tamanho, do que uma criança em idade pré-escolar, ou uma criança em idade escolar. Sendo assim, as necessidades de nutrientes aumentam conforme a criança se aproxima da adolescência. Uma criança sadia seguirá quase sempre a sua própria curva de crescimento, apesar da ingestão diferenciada de nutrientes. Os pais e os responsáveis devem oferecer dietas adequadas para a idade e devem ter a certeza de que essa dieta forneça uma ampla variedade de alimentos, que assegurem a sua nutrição adequada.

O desenvolvimento intelectual e a dieta:
A subnutrição foi associada a problemas graves relacionados com o desenvolvimento intelectual. Uma criança subnutrida pode apresentar fadiga precoce, e talvez não tenha a capacidade de participar totalmente da aprendizagem na escola. Além disso, a subnutrição pode contribuir para uma maior suscetibilidade às doenças, e como consequência, a criança pode faltar às aulas com frequência. As crianças subnutridas apresentam padrões de crescimento inaceitáveis, acompanhados de um péssimo aproveitamento escolar. Uma boa variedade na escolha dos alimentos, e a sua ingestão adequada são essenciais para se atingir um desenvolvimento intelectual de nível ótimo. O pequeno-almoço é particularmente importante, pois as crianças podem sentir cansaço, sonolência e desmotivação quando a refeição não for substancial ou for completamente ignorada.

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