Médicos alertam para o diagnóstico, já que 400 mil indivíduos desconhecem ter a doença.
Mais de um milhão de portugueses sofrem de diabetes, uma patologia que afeta ainda cerca de 400 mil indivíduos que desconhecem ter a doença.
A diabetes representa uma despesa para o erário público que ultrapassa os dois mil milhões de euros anuais. Metade da despesa representa os custos dos tratamentos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), enquanto o restante corresponde aos custos indiretos, segundo Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
“Os custos indiretos da diabetes reportam-se às faltas ao trabalho, à perda do emprego, ao apoio à família”, exemplificou Luís Gardete Correia. O aumento do número de novos casos de doença, associado ao aumento da esperança média de vida e aos maus hábitos alimentares faz aumentar a despesa pública.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a venda de antidiabéticos orais passou a liderar, em 2013, a lista dos encargos para o SNS. Estes problemas serão abordados este domingo no fórum que se realiza no Estoril e que junta doentes e técnicos.