A “dieta” inclui tudo o que for consumido. Uma dieta bem equilibrada é baseada em princípios científicos para fornecer uma nutrição saudável, a ingestão adequada de nutrientes e proporcionar um nível ótimo de saúde.
Mecanismos:
Todos os alimentos e líquidos que são consumidos contribuem para a dieta uma vez que fornecem energia e nutrientes.
Em termos de unidade de medida de energia, uma (pequena) caloria (cal) é a quantidade de energia necessária para elevar o grau de um grama de água em 1 grau Celsius (de 14,5 ºC para 15,5 ºC).
A nutrição é medida em termos de (grandes) Calorias (Cal), quando nos referimos ao valor energético dos alimentos. 1 Caloria (ou 1 Cal) = 1.000 calorias = 1 Kcal; essa é a quantidade de energia necessária para elevar o grau de um quilograma (equivalente a um litro) de água em um grau Celsius.
As necessidades calóricas de uma pessoa são determinadas por meio da utilização de uma variedade de equações matemáticas. São considerados a idade, a altura, o peso atual, e o peso e a altura desejados.
Recomendações:
Recomendações para limitar as calorias:
- coma mais de uma vez ao dia. Peixes e aves são recomendados como substitutos das carnes vermelhas ou industrializadas, pois engordam menos.
- evite fritar os alimentos pois estes absorvem as gorduras do óleo de cozinha, aumentando assim a sua ingestão de gorduras. Asse ou ferva os alimentos. Utilize óleos polinsaturados, tais como o óleo de milho, para as frituras.
- reduza a ingestão de sal, seja sal de cozinha ou intensificadores de sabor que contenham sal, tais como o glutamato monossódico (GMS).
- inclua as fibras adequadas para a sua dieta, pois elas são muito importantes. As fibras são encontradas em vegetais de folhas verdes, frutas, grãos, flocos de cereais, nozes, tubérculos e alimentos integrais.
- não coma mais de quatro ovos por semana. Apesar de serem uma ótima fonte de proteína, e com baixos teores de gordura saturada, os ovos contêm muito colesterol e devem ser evitados por esse motivo.
- como sobremesa, escolha as frutas frescas e não os biscoitos, bolos ou pudins.
- tudo o que é em excesso prejudica. Seja as Calorias ou um determinado tipo de alimento. Uma dieta balanceada com criatividade e variedade encaixa-se melhor nas suas necessidades.
Efeitos colaterais:
- a dieta inadequada (dieta da moda) pode causar um novo aumento de peso
- uma visão distorcida do próprio corpo pode levar à anorexia nervosa ou à bulimia.
- as dietas com nível excessivamente baixo de calorias são consideradas como perigosas e não resultam numa perda de peso saudável. O melhor método para redução de peso é aquele que seja moderado em calorias e que encoraje os exercícios rotineiros (diários).
- as crianças e os jovens não devem limitar as calorias em níveis inferiores aos da Dose Diária Recomendada (DDR), pois nessa fase requerem uma certa quantidade de calorias para o seu crescimento e desenvolvimento. Melhores hábitos alimentares para toda a família, geralmente atingem a redução calórica necessária para que uma criança ou um jovem consiga o peso ideal.
Fontes alimentares:
Todos os alimentos são considerados como fontes alimentares.
Farmácia Saúde Farmacia Saude