Enurese (urinar na cama); “fazer xixi na cama”.
A micção involuntária (ou enurese) ocorre quando as crianças urinam na cama mais de duas vezes por mês, depois da idade de 5 ou 6 anos.
Considerações gerais:
As crianças desenvolvem o controlo completo da bexiga em diferentes idades. O facto de a criança não urinar na cama durante a noite é geralmente a última etapa do controlo dos esfíncteres.
A maioria das crianças que não adquiriu o controlo do esfíncter uretral tem pelo menos um dos pais ou parente de primeiro grau que também teve um problema de enurese. O conhecimento deste facto muitas vezes ajuda a criança a sentir-se menos incomodada com a situação.
Cerca de 7% das crianças ainda urinam na cama com a idade de 5 anos, apenas 3% o fazem até à idade de 10 anos e 2% até à idade de 15 anos. Apenas 1 em cada 100 crianças que sofrem de enurese continua a apresentar este problema na idade adulta.
Causas comuns:
As crianças que permaneceram sem urinar na cama durante pelo menos seis meses e depois começaram a molhar a cama novamente têm enurese secundária. Existem muitas razões pelas quais as crianças urinam na cama depois de terem adquirido o controlo da bexiga cheia. Entre elas estão:
- Diabetes
- Problemas psicológicos ou médicos, como uma infecção urinária
- Anomalias das vias urinárias
Cuidados em casa:
Não se preocupe com a incontinência urinária em crianças menores de seis anos, a menos que tenham sido previamente treinadas no controlo dos esfíncteres e a enurese seja agora um novo problema.
Não se deve punir uma criança que urine na cama, já que esta condição não é causada por preguiça ou rebeldia. O facto de se envergonhar uma criança por esta urinar a cama pode levar a problemas de baixa autoestima e a sentimentos de baixa autovalorização.
Tranquilize a criança assegurando-lhe que a enurese é comum e que pode ser ajudada. Também pode fazer com que o seu filho tenha um papel ativo na limpeza do leito molhado (ao ajudar a remover os lençóis da cama e a colocar a roupa para lavar).
Comece por se certificar de que a criança vai à casa de banho às horas normais durante o dia e a noite, e que não retém a urina por longos períodos de tempo. Assegure-se de que vai à casa de banho antes de ir dormir.
Pode-se reduzir a quantidade de líquidos que a criança ingere poucas horas antes de se deitar, mas isso não é um tratamento para a enurese. Os líquidos não devem ser demasiado restringidos. Evitar bebidas que contenham cafeína também pode ajudar.
Recompense o seu filho pelas noites em que este permanece seco na cama durante a noite. Algumas famílias usam um registo ou um diário que a criança pode marcar todas as manhãs. Embora seja improvável que este facto resolva o problema completamente, pode ajudar. Experimente-o antes de usar medicamentos. É mais proveitoso para crianças de 5 a 8 anos de idade.
Consulte o seu médico sobre a possibilidade de utilizar sistemas de alarme ou medicamentos para a enurese. Estes medicamentos param a enurese em 60 a 75% das crianças que os tomam, mas não são uma cura definitiva (uma vez que o medicamento seja interrompido, a enurese tende a reaparecer).
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
- A criança teve episódios repetidos de urinar na cama depois dos 6 anos de idade
- A criança se queixa de dor ao urinar
- A criança tem bebido uma quantidade excessiva de líquidos
- A criança tem exibido mudanças estranhas no seu comportamento (tornando-se estranhamente retraída ou tímida, ou comportando-se repentinamente de uma forma sexualmente sugestiva)
O que esperar na consulta:
O médico irá elaborar a sua historia clínica com informações obtidas do paciente e dos pais (se o paciente for uma criança).
Algumas das perguntas que documentam em detalhe a história clínica da enurese incluem:
- Padrão de tempo:
- Quando é que a enurese começou?
- Com que frequência é que ocorre?
- Já alguma vez existiram períodos sem urinar na cama?
- Qualidade:
- Com que frequência é que a criança urina durante o dia?
- A criança tem problemas para controlar a micção enquanto está acordada?
- A enurese faz com que a criança acorde?
- Como é a enurese tratada no seio da família?
- O ato de urinar na cama é punido?
- Existem outros membros da família conscientes deste problema?
- A enurese causa vergonha?
- Fatores agravantes:
- O que é que agrava o problema?
- Será que a enurese aumenta em momentos de stress?
- Existe uma infecção do trato urinário presente?
- A criança toma bebidas que contenham cafeína ou álcool?
- Fatores atenuantes:
- Existe alguma coisa que reduza o problema?
- Outras:
- Quais outros sintomas também estão presentes?
- dor abdominal
- dor nas costas
- febre
- dor ou ardor ao urinar
- Quais medicamentos é que o seu filho está a tomar?
- Existem outros membros da família que tenham tido este problema?
- Existe uma história familiar de diabetes?
- Há problemas de incontinência fecal?
- A criança sente a necessidade de urinar?
- Quais os métodos de prevenção que foram experimentados?
- sistemas de alarme
- fraldas
- acordar periodicamente durante a noite
- restrição de líquidos
- recompensas
- Quais outros sintomas também estão presentes?
O médico irá realizar um exame completo com ênfase no abdómen, reto e orifício urinário, e irá discutir as opções disponíveis para o tratamento.
Nenhum exame de diagnóstico será efetuado, a menos que o médico acredite que existe um problema médico.
Após a consulta:
O diagnóstico da enurese pode ficar no registo médico pessoal da criança.
Farmácia Saúde Farmacia Saude