Vermelhidão ou inflamação da pele; lesão da pele; exantema; rubor; eritema.
As erupções cutâneas envolvem mudanças na cor ou textura da pele.
Considerações gerais:
Muitas vezes a causa de uma erupção cutânea pode ser determinada a partir das suas características visíveis e de outros sintomas.
Causas comuns:
Uma erupção cutânea simples é chamada de dermatite, que significa inflamação da pele. A dermatite de contacto é causada pelas contacto da pele com uma determinada substância, tal como:
- Produtos químicos presentes no látex, elástico e borracha.
- Cosméticos, sabões e detergentes.
- Corantes e outros produtos químicos presentes na roupa.
- Hera venenosa, carvalho ou sumagre.
A dermatite seborreica é uma erupção cutânea que aparece com manchas de vermelhidão e descamação em torno das sobrancelhas, pálpebras, boca ou nariz, tronco, e atrás das orelhas. Quando se apresenta no couro cabeludo é chamada de caspa nos adultos e de crosta láctea nas crianças.
A idade, a fadiga, o stress, as condições meteorológicas extremas, a pele oleosa, o uso pouco frequente de champô e o uso de loções à base de álcool agravam este problema cutâneo inofensivo, mas incómodo.
Outras causas comuns da erupção cutânea incluem:
- Eczema (dermatite atópica): tende a ocorrer em pessoas com alergias ou asma. A erupção é geralmente vermelha, com prurido e descamação.
- Psoríase: tende a apresentar-se como placas vermelhas, com escamação e prurido sobre as articulações e ao longo do couro cabeludo. As unhas podem ser afetadas.
- Impetigo: comum em crianças, esta infecção deve-se a bactérias que vivem nas camadas superiores da pele e aparece sob a forma de feridas que se transformam em bolhas, que se rompem, formando de seguida uma crosta.
- Herpes zoster: uma doença de pele dolorosa com a presença de bolhas causadas pelo mesmo vírus da varicela. O vírus pode ficar latente no organismo durante muitos anos e ressurgir como herpes zoster ou zona.
- Doenças da infância como varicela, sarampo, roséola, rubéola, doença da mão-pé-boca, eritema infeccioso e escarlatina.
- Medicamentos e mordeduras ou picadas de insetos.
Existem muitas condições médicas que também podem causar uma erupção cutânea, como por exemplo:
- Lúpus eritematoso.
- Artrite reumatóide, especialmente o tipo juvenil.
- Doença de Kawasaki.
Cuidados em casa:
A maioria das erupções cutâneas simples irão melhorar com cuidados com a pele e ao evitar substâncias irritantes. Siga estas orientações gerais:
- Evite esfregar a pele.
- Utilize o mínimo sabão possível e prefira usar produtos de limpeza suaves.
- Evite a aplicação de cremes ou pomadas cosméticas diretamente sobre a erupção.
- Use água morna (não quente) para a limpeza e seque sem esfregar.
- Remova qualquer tipo de cosméticos ou loções recentemente adicionados.
- Deixe a área afetada exposta ao ar, tanto quanto possível.
- Experimente loção de calamina para os casos de hera, carvalho ou sumagre venenoso, bem como para outros tipos de dermatite de contacto.
O creme de hidrocortisona (a 1%) está disponível sem receita médica e pode aliviar muitas erupções cutâneas. Se apresentar eczema, deve aplicar hidratantes sobre a pele. Experimente produtos de banho de aveia, disponíveis em farmácias, para aliviar os sintomas do eczema, psoríase ou herpes zoster.
Para o tratamento da psoríase, podem ser necessários medicamentos com receita médica. Também pode consultar o médico com respeito a uma variedade de tratamentos, incluindo a fototerapia ultravioleta (UV).
Para a dermatite seborreica, tente aplicar pequenas quantidades de champô anticaspa nas placas desta erupção escamosa na pele, em especial nas áreas com pêlo, como as sobrancelhas. Deixe atuar durante 10 minutos e enxague cuidadosamente. Se o champô parecer irritante ou a sua pele ficar vermelha, deixe de o usar.
Para o impetigo, geralmente é prescrito um creme antibacteriano ou um antibiótico oral.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Ligue para o número nacional de emergência médica (112) se:
- Apresenta falta de ar, aperto na garganta ou tem o rosto inchado.
- O seu filho tem uma erupção de cor púrpura que se parece com um hematoma.
Consulte o seu médico e farmacêutico se:
- Apresenta dor nas articulações, febre ou dor de garganta.
- Apresenta manchas vermelhas, inflamação ou áreas muito sensíveis, o que pode indicar uma infecção.
- Está a tomar um novo medicamento. Não deve alterar ou interromper nenhum medicamento sem primeiro falar com o seu médico ou farmacêutico.
- Pode ter sido mordido por uma carraça.
- O tratamento caseiro não funcionar ou os sintomas piorarem.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico e fazer perguntas sobre as suas afeções médicas, medicamentos, problemas de saúde que existam na família e doenças ou exposições recentes. As perguntas podem ser:
- Quando é que começou a erupção?
- Que partes do corpo estão afetadas?
- Existe alguma coisa que a melhore ou piore?
- Usou sabões, detergentes, loções ou produtos cosméticos novos, recentemente?
- Esteve em áreas arborizadas recentemente?
- Efetuou alguma mudança na sua medicação?
- Reparou em alguma picada de carraça ou de algum inseto?
- Comeu algo fora do normal ultimamente?
- Tem outros sintomas como prurido ou descamação?
- Quais são os seus problemas médicos subjacentes? Tem asma ou alergias, por exemplo?
Os exames podem incluir:
- Testes de alergias.
- Exames de sangue.
- Biópsia da pele.
- Raspagens da pele.
Dependendo da causa da erupção, os tratamentos podem incluir cremes ou loções medicinais, medicamentos orais ou cirurgia da pele.
Muitos clínicos gerais lidam sem problemas com erupções cutâneas comuns, mas para doenças de pele mais complicadas pode ser necessário recorrer a um dermatologista.
Prevenção:
- Identificar e, em seguida, manter-se afastado dos produtos que irritam a pele. Se suspeitar de alergias, o médico pode considerar realizar testes de alergias.
- Receber as vacinas adequadas para as doenças da infância tais como a vacina contra a varicela e a vacina trivalente (uma vacina combinada contra o sarampo, a papeira e a rubéola).
- Tratar a amigdalite estreptocócica imediatamente para prevenir a escarlatina.
- Lavar as mãos com frequência para ajudar a prevenir a propagação de vírus, tais como roséola, doença de mão-pé-boca e eritema infeccioso.
- Aprender e praticar métodos de relaxamento como meditação, ioga ou Tai Chi, porque o stress agrava muitas erupções cutâneas, incluindo eczema, psoríase e dermatite seborreica.
Farmácia Saúde Farmacia Saude