Erupção cutânea em bebés; miliária; sudamina.
É uma mudança na cor ou textura da pele. A erupção cutânea pode ser lisa, com protuberância, escamosa, de cor vermelha, da cor da pele, ou ligeiramente mais clara ou mais escura que a cor da pele.
Considerações gerais:
A maioria das protuberâncias e manchas em bebés recém-nascidos é inofensiva e desaparece por si mesma.
O problema de pele mais comum nos bebés é a dermatite da fralda, uma irritação da pele causada pela humidade, urina ou fezes. A maioria dos bebés que usam fraldas pode ter algum tipo de assadura.
No entanto, existem outras doenças da pele que podem causar erupções cutâneas, embora geralmente não sejam graves, a menos que sejam acompanhadas por outros sintomas.
Causas comuns:
- A dermatite da fralda (erupção na área da fralda) é uma irritação da pele causada pela humidade prolongada e pela interação de urina e fezes com a pele.
- A dermatite da fralda associada com a candidíase é causada por um tipo de fungo chamado cândida, que também causa aftas na boca. Esta erupção tem um aspecto diferente da dermatite da fralda (assadura) regular, pois é muito vermelha e geralmente está acompanhada de pequenas protuberâncias vermelhas nas bordas externas, o que requer tratamento com medicamentos.
- A miliária ou brotoeja é causada pela obstrução dos poros que conduzem às glândulas sudoríparas. É muito comum em crianças pequenas, mas pode ocorrer em qualquer idade, particularmente em climas quentes e húmidos. Um bebé não sua e o suor fica retido no interior da pele, formando pequenas protuberâncias vermelhas ou, ocasionalmente, pequenas bolhas.
- O eritema tóxico pode causar manchas vermelhas e planas (geralmente com uma protuberância branca similar a uma espinha no meio), que aparecem em quase metade de todos os bebés. Esta erupção raramente aparece depois dos 5 dias de idade do bebé, e geralmente desaparece entre 7 a 14 dias, não sendo motivo para preocupação.
- A acne em bebés é causada pela exposição às hormonas maternas. Pode-se observar protuberâncias vermelhas, por vezes com manchas brancas, no rosto dos recém-nascidos. No geral, a acne ocorre entre as 2 a 4 primeiras semanas de vida, mas pode aparecer até quatro meses após o nascimento e durar até aos 12 ou 18 meses.
- A crosta láctea (dermatite seborreica) produz descamação gordurosa e manchas com crostas no couro cabeludo que aparecem no bebé nos primeiros três meses. Geralmente desaparece por si só, embora alguns casos possam necessitar de tratamento com medicação.
- A urticária consiste em vergões vermelhos que se parecem mover em torno do corpo. Por exemplo, se fosse desenhado um círculo para marcar um dos vergões, poucas horas depois da erupção ele já não estaria dentro do círculo, mas haveria vergões em outras partes do corpo. A urticária pode durar algumas semanas e a sua causa é incerta.
- O eczema aparece frequentemente em famílias. É uma condição da pele em que existem áreas secas, descamativas, vermelhas (ou de cor mais escura do que a cor normal da pele), e com prurido. Quando aparece por um longo período de tempo, a área afetada tende a engrossar. Está geralmente associado com a asma e as alergias, embora muitas vezes possa ocorrer sem que nenhum destes fatores esteja presente.
Cuidados em casa:
DERMATITE DAS FRALDAS
Recomenda-se manter a pele seca, trocar as fraldas molhadas o mais rápido possível e deixar a pele do bebé secar ao ar livre se possível. É aconselhável lavar as fraldas de pano com sabão neutro e enxaguar muito bem, bem como evitar o uso de fraldas plásticas. Além disso, deve evitar o uso de toalhitas de limpeza irritantes, em especial aquelas que contêm álcool, para efetuar a limpeza do bebé.
Os cremes ou as pomadas podem ajudar a reduzir a fricção e a proteger a pele do bebé da irritação. Os pós, tais como o talco ou o amido de milho devem ser usados com muita cautela, pois podem ser inalados pelo bebé e causar uma lesão pulmonar.
Se o bebé tiver uma assadura associada com cândida, o médico poderá prescrever um creme para a tratar.
OUTRAS ERUPÇÕES
A miliária ou brotoeja trata-se melhor proporcionando um ambiente mais fresco e menos húmido para a criança.
É pouco provável que o pó de talco possa ajudar a tratar a miliária, e deve ser mantido fora do alcance do bebé para evitar a inalação acidental. Evite o uso de pomadas e cremes, pois eles tendem a manter a pele mais quente e a obstruir os poros.
O eritema tóxico é normal em recém-nascidos e desaparece por si só no espaço de alguns dias, sem necessidade de tratamento.
A miliária cristalina ou sudamina também desaparece por si só, sem necessidade de tratamento.
No caso da urticária, deve-se conversar com o médico para tentar descobrir a causa, dado que algumas causas específicas requerem medicação prescrita. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar a coceira.
ACNE EM BEBÉS
Geralmente, a lavagem normal é tudo o que é necessário para tratar a acne nos bebés. Deve-se usar água normal e um sabão neutro para bebé, e somente banhar o bebé a cada 2 ou 3 dias. Deve-se evitar o uso de medicamentos para a acne que se destinem a adolescentes e adultos.
CROSTA LÁCTEA
No caso da crosta láctea, recomenda-se lavar o cabelo ou o couro cabeludo com água ou um champô suave para bebés com a finalidade de remover as crostas ou os flocos da pele seca com uma escova. Se não puder ser removida facilmente, pode-se aplicar um óleo no couro cabeludo para amolecer. A crosta láctea geralmente desaparece com a idade de 18 meses. Se não desaparecer, se infetar, ou se tornar resistente aos tratamentos, deve consultar-se o médico.
ECZEMA
Para os problemas de pele causados por eczema, o fundamental para reduzir a erupção é evitar arranhar-se e manter a pele hidratada:
- Mantenha as unhas dos dedos das mãos do bebé curtas e considere a possibilidade de colocar luvas macias na criança durante a noite para minimizar os riscos de esta se arranhar.
- Evite os sabonetes que causem secura e qualquer outra substância que no passado tenha causado irritação (incluindo alimentos).
- Aplique um creme ou pomada hidratante imediatamente após o banho para evitar a dessecação.
- Evite banhos demorados, quentes e com espuma que possam causar mais secura.
- O uso de roupa larga e de algodão pode ajudar a absorver a transpiração.
- Deve consultar o seu médico caso estas medidas não controlem o eczema (o bebé pode necessitar de medicamentos com receita médica) ou se a pele começar a parecer estar infectada.
Embora a maioria das crianças com eczema superem este problema com a idade, muitas têm a pele sensível na idade adulta.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o médico e farmacêutico se a criança tiver:
- Uma febre ou outros sintomas inexplicáveis associados com a erupção.
- Áreas que pareçam húmidas, vermelhas ou com suor, que são sinais de infecção.
- Uma erupção que se estende além da área da fralda.
- Uma erupção que é pior nas dobras da pele.
- Uma erupção cutânea, manchas, bolhas ou descoloração e o bebé tem menos de três meses.
- Bolhas.
- Não houver melhoria após três dias de tratamento em casa.
- Uma coceira significativa.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico, verificar cuidadosamente a pele para determinar o grau e o tipo de erupção. Recomenda-se levar uma lista de todos os produtos utilizados na pele do bebé.
O médico poderá fazer perguntas tais como:
- Quando é que começou a erupção?
- A erupção começou subitamente (em questão de horas) ou lenta e gradualmente?
- Os sintomas começaram no nascimento ou durante a infância? Em que idade?
- Os sintomas começaram depois que ocorreu e que foi aliviada uma febre?
- A erupção ocorreu após uma lesão da pele, o banho ou a exposição ao sol ou ao frio?
- Como é a erupção?
- Existem pequenas manchas vermelhas?
- Tem aparência de pequenas áreas vermelhas ou bolhas?
- Tem aparência de hematomas?
- Tem aparência de urticária (vergões vermelhos que aparecem e desaparecem em diversas partes do corpo e que produzem muita comichão)?
- A aparência da pele é seca e dura?
- A erupção é descamativa ou com crosta?
- Em que parte do corpo se apresenta a erupção?
- Está a espalhar-se para outras áreas?
- Que outros sintomas também estão presentes?
- Que tipo de sabões e detergentes é que utiliza?
- Aplica alguma coisa na pele (cremes, loções, óleos, perfumes)?
- A criança está a tomar medicação? Quanto tempo é que esteve a tomar?
- A criança comeu recentemente algum alimento novo?
- A criança esteve em contacto com ervas, arbustos ou árvores recentemente?
- A criança esteve doente recentemente?
- A criança ou alguém da sua família tem algum tipo de alergias?
- A família possui algum tipo de problemas de pele?
Os exames raramente são necessários, mas podem incluir os seguintes:
- Testes de alergias da pele
- Exames de sangue (por exemplo hemograma completo, diferencial sanguíneo)
- Exame microscópico de uma amostra de pele afetada
Dependendo da causa da erupção, podem ser recomendados anti-histamínicos para reduzir o prurido e também podem ser prescritos antibióticos se houver uma infecção bacteriana.
O médico pode prescrever um creme para a dermatite da fralda (assadura) causada por cândida, mas se a erupção for grave e não for causada por este tipo de fungo pode ser recomendado um creme com corticosteroides.
Para o eczema, o médico pode receitar pomadas ou medicamentos que contenham cortisona para diminuir a inflamação.
Farmácia Saúde Farmacia Saude