Hipertricose; hirsutismo; pêlos em excesso em mulheres; excesso de pêlos (mulheres); pêlos indesejáveis ou excessivos nas mulheres.
A quantidade normal de pêlos no corpo varia muito entre as mulheres. Uma mulher normalmente só terá pêlos finos (penugem) nos lábios, queixo, tórax, abdómen ou costas. Quando existe crescimento de pêlos grossos e escuros nestas áreas nas mulheres, essa condição é chamada de hirsutismo. Este padrão de crescimento do pêlo é mais típico dos homens.
Causas comuns:
Todas as mulheres, normalmente, produzem baixos níveis de hormonas masculinas (androgénios). O crescimento excessivo de pêlos (hirsutismo) nas mulheres pode ocorrer quando o corpo produz excesso de hormonas masculinas.
Na maioria dos casos, a causa exata pode não ser identificada. Em geral, o hirsutismo é uma condição inofensiva e que tende a ser hereditária. No entanto, muitas mulheres consideram-no desconfortável ou até mesmo embaraçoso.
Uma causa comum é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). As mulheres com SOP e outros problemas hormonais que causam o crescimento de pêlos indesejados também podem ter acne, distúrbios menstruais, problemas para perder peso, uma voz mais profunda semelhante à dos homens, diabetes e problemas de fertilidade. Se estes sintomas começarem de repente pode existir um tumor que secrete hormonas masculinas.
As seguintes causas de crescimento de pêlos indesejáveis são raras:
- Tumor ou cancro das glândulas suprarrenais
- Tumor ou cancro do ovário
- Síndrome de Cushing
- Hiperplasia adrenal congénita
- Hipertecose (uma condição na qual os ovários produzem excesso de hormonas masculinas)
- Medicamentos (testosterona, danazol, esteroides anabolizantes, glicocorticoides, ciclosporina, minoxidil, fenitoína)
Raramente uma mulher com hirsutismo tem níveis normais das hormonas masculinas, e a causa específica do crescimento dos pêlos indesejáveis não se pode identificar.
Cuidados em casa:
O hirsutismo geralmente é um problema crónico. Existem muitas formas de eliminar ou tratar os pêlos indesejados. Alguns efeitos dos tratamentos duram mais tempo do que outros.
A perda de peso em mulheres com excesso de peso pode reduzir o crescimento do pêlo. De igual modo, descolorar o pêlo pode torná-lo menos percetível.
Algumas das opções temporárias para a remoção de pêlos incluem:
- Remover os pêlos com lâmina não causa o crescimento de mais pêlos, mas o pêlo pode parecer mais grosso.
- Depilar e arrancar os pêlos com cera é muito seguro e económico, no entanto pode ser doloroso e há risco de cicatrizes, inchaço e escurecimento da pele.
- Os produtos químicos podem ser usados, mas a maioria tem um mau odor.
- A eliminação do pêlo por eletrólise utiliza a corrente elétrica para danificar permanentemente os folículos pilosos individuais, para que não voltem a crescer. Este método é caro e requer tratamentos múltiplos. Pode apresentar inflamação, cicatrização e vermelhidão da pele.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o seu médico se:
- O pêlo cresce muito rapidamente.
- O crescimento do pêlo está associado com características masculinas, tais como acne, engrossamento da voz, aumento da massa muscular e diminuição do tamanho das mamas.
- Está preocupada que a medicação possa estar a piorar o crescimento de pêlos indesejados.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico, incluindo um exame pélvico se necessário, e fazer perguntas tais como:
- Será que outros membros da família também têm uma quantidade excessiva de pêlos?
- Que medicamentos é que está a tomar?
- Já teve menstruações regulares?
- Está grávida?
- Já notou outros sinais de excesso de hormonas masculinas, tais como aumento da massa muscular, engrossamento da voz, acne ou diminuição do tamanho do peito?
- Quando é que começou a notar esses sintomas pela primeira vez?
O médico pode pedir para efetuar exames para medir os diferentes níveis de hormonas quando se apresentar um hirsutismo moderado a grave ou se tiver outros sintomas:
- Testosterona
- Sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHA)
- Hormona luteinizante (HL)
- Hormona folículo estimulante (FSH)
- Prolactina
- 17-hidroxiprogesterona
Se existir a suspeita de um tumor, podem ser recomendados exames radiográficos como uma tomografia computadorizada ou uma ecografia.
Os medicamentos ou outros tratamentos que o médico pode prescrever incluem:
- Pílulas contracetivas. Pode levar vários meses para se começar a notar a diferença.
- Medicamentos antiandrogénicos que se podem experimentar tais como a espironolactona, se as pílulas anticoncecionais não funcionarem. Existe o risco de defeitos congénitos se engravidar enquanto estiver a tomar algum desses medicamentos.
- A depilação a laser ou a luz pulsada ou fotodepilação destroem os folículos pilosos individuais, para que estes não voltem a crescer. Este tratamento é dispendioso e são necessários múltiplos tratamentos. Durante esses tratamentos pode ser utilizado um medicamento de uso tópico (aplicado sobre a pele) chamado eflornitina.
Farmácia Saúde Farmacia Saude