As pessoas têm hoje menos tempo para selecionar, preparar e fazer as suas refeições. As “fast foods” ou comidas rápidas são muito atrativas para a sociedade moderna. São rápidas, têm preços razoáveis e podem ser facilmente compradas. Entretanto, as “fast foods” são alimentos típicos em altas calorias, gorduras saturadas e insaturadas e sal.

Além da economia de tempo, as pessoas também estão preocupadas em consumir alimentos saudáveis. Estão à procura de comidas nutritivas, rápidas, fáceis de preparar e práticas. Nos Estados Unidos, organizações governamentais estabeleceram diretrizes sobre como alimentar-se de modo saudável. Para tal, publicaram um “Guia Nutricional para Americanos” destinado a pessoas saudáveis acima de dois anos de idade. Os sete pontos para uma alimentação saudável são:

  • consuma alimentos variados.
  • mantenha um peso saudável.
  • escolha uma dieta baixa em gorduras, gorduras saturadas e colesterol.
  • escolha uma dieta com muitos vegetais, frutas e cereais.
  • use açúcar com moderação.
  • use sal e sódio com moderação.
  • se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação.

Os ingredientes das “fast foods” têm-se modificado, refletindo a preocupação dos consumidores em relação ao conteúdo de gordura na sua alimentação. Muitos snack-bares trocaram, para as frituras, as gorduras animais por gordura vegetal hidrogenada. Alguns oferecem balcões de saladas com baixas calorias e saladas variadas para viagem, com molhos de baixas calorias, batidos de leite com menos gordura e frangos grelhados.

Recomendações:

Quando for a snack-bares, saiba escolher o que comer. Procure seguir os seguintes conselhos:

  • Pizza:

Peça para colocar menos queijo, escolha recheios com baixo teor de gordura acompanhados de vegetais como, cebola, cogumelos, pimentões verdes, tomates e outros.

  • Sanduíches:

Os mais saudáveis são os de tamanho pequeno ou médio com carne bovina magra, peito de peru ou de frango ou presunto magro. A adição de bacon, queijo ou maionese aumentará a quantidade de gordura e calorias. Consuma pães integrais no lugar de croissants e biscoitos, que contêm muita gordura.

  • Hamburgers:

A melhor escolha é um hamburguer de carne, simples, sem queijo e molhos. Para acompanhar, peça alface, tomate e cebola.

  • Frango e peixe:

Prefira os pratos assados, grelhados ou feitos na chapa. Evite os que são fritos ou panados.

  • Saladas:

Molhos, bacon e pedaços de queijo são itens que acrescentam gordura e calorias. Prefira saladas preparadas com alface e verduras variadas, temperadas com molhos com vinagre, sumo de limão ou aqueles com baixo teor de gordura.

  • Sobremesas:

Escolha iogurte, gelados de frutas e com baixo teor de gordura. Eventuais sobremesas tornam mais atrativa a dieta equilibrada, quando cuidadosamente selecionada.

Peça porções menores. Tente consumir só uma parte da sobremesa para reduzir a quantidade de calorias e gordura da alimentação.

Para complementar e balancear as comidas rápidas que as crianças consomem, ofereça-lhes também frutas frescas, verduras e sumos.

 

As “fast foods”, quando consumidas com critério e sem excessos, oferecem uma qualidade nutricional razoavelmente boa para a alimentação dos seus filhos. Como regra geral, variedade e moderação são fundamentais para uma dieta equilibrada, tanto para crianças como para adultos.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorErros inatos de metabolismo
Próximo artigoFerro na dieta