Fezes que flutuam.

Geralmente devem-se a uma absorção deficiente (má absorção) de nutrientes ou a excesso de gases (flatos).

Considerações gerais:

As fezes flutuantes são vistas numa variedade de situações diferentes. A maioria destas situações está relacionada com a dieta ou ocorre durante uma infecção gastrointestinal. Uma mudança na dieta pode levar a um aumento na quantidade de gás produzido por bactérias que se encontram no trato gastrointestinal (saudável).

As infecções gastrointestinais agudas podem resultar num aumento de gases no intestino devido ao movimento rápido dos alimentos através do trato gastrointestinal. Uma ideia errada é a de que as fezes flutuantes são causadas ​​por um aumento no teor de gordura das fezes. Na verdade, é o aumento do gás nas fezes que as torna menos densas e permite que estas flutuem.

O aumento dos níveis de nutrientes das fezes que não foram absorvidos pelo trato gastrointestinal vai abastecer as bactérias normais que vivem nos intestinos. Essas bactérias, por sua vez vão produzir mais gases. Isso faz com que as fezes fiquem com maior abundância de gases que flutuam.

Causas comuns:

Mudanças na dieta, diarreia e má absorção podem causar fezes flutuantes. A maioria das causas são inofensivas e as fezes flutuantes desaparecem sem tratamento quando termina a infecção ou quando as bactérias existentes no trato gastrointestinal se adaptam às mudanças na dieta.

Cuidados em casa:

A existência de fezes flutuantes sem outros sintomas não indica qualquer doença ou problema e não requer cuidados em casa. Se uma mudança na dieta tem causado problemas, deve tentar encontrar e eliminar o alimento ou alimentos danosos.

Solicite assistência farmacêutica e médica se:

É importante consultar o seu médico sobre uma mudança nas características das fezes, se este sintoma continua por mais de um par de semanas. Se essas mudanças forem acompanhadas de febre, sangue ou tonturas, consulte um médico imediatamente.

O que esperar na consulta:

Normalmente, o médico irá elaborar uma história clínica da pessoa e da doença e realizar um exame físico.

Pode ser necessário efetuar exames a amostras de matéria fecal e de sangue, embora na maioria dos casos, estes exames não sejam necessários.

Podem ser colocadas as seguintes questões para a história clínica:

  • Quando é que notou a existência de fezes flutuantes pela primeira vez?
  • Isso acontece sempre ou só ocasionalmente?
  • Qual é a sua dieta básica?
  • As fezes mudam com uma mudança na dieta?
  • Tem outros sintomas?
  • As fezes têm mau cheiro?
  • As fezes têm uma cor anormal (especialmente se forem fezes de cor pálida ou cor de argila)?

O tratamento depende do diagnóstico específico. Deve seguir rigorosamente as instruções do seu médico, incluindo as recomendações para a alimentação.

Farmácia Saúde Farmacia Saude