A fibrose cística é a doença de mais alto risco em crianças. Afeta vários sistemas orgânicos, devido à produção de secreções anormalmente espessas que podem levar à obstrução do pâncreas, intestino, ductos biliares e vias aéreas pulmonares.


Mecanismo:

Quando ocorre obstrução do pâncreas, as enzimas (moléculas que agilizam as reações químicas) necessárias à absorção de nutrientes no intestino delgado não estão presentes. Isto conduz a um processo de má absorção. São frequentes esteatorreia (diarreia gordurosa) e fezes de odor fétido, devido a gorduras, proteínas e amidos não digeridos.

O maior avanço para o tratamento desta doença foi o desenvolvimento de enzimas pancreáticas entéricas revestidas. As enzimas são ingeridas nas refeições e lanches. Elas aumentam a capacidade de digestão e absorção de gorduras, amidos e proteínas.

As necessidades alimentares são baseadas na severidade dos sintomas. Várias crianças com fibrose cística apresentam atraso do crescimento. O objetivo é fornecer os nutrientes adequados a um crescimento e desenvolvimento normais. Desde a infância até à idade adulta, dietas hipercalóricas e hiperproteicas são essenciais. As necessidades calóricas e proteicas podem ser respectivamente 50 a 100% e 50% maiores do que as Doses Diárias Recomendadas (DDR). Historicamente, eram desencorajadas as dietas pobres em gordura para diminuir a má absorção. Com o advento das enzimas pancreáticas, 30 a 50% das necessidades calóricas podem ser supridas por gorduras, conforme a tolerância. O organismo absorve mal as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), que necessitam ser suplementadas. O uso de complexos multivitamínicos e o consumo livre de sal também são recomendados.

Uma equipa multidisciplinar constituída por médico, enfermeira, fisioterapeuta respiratório, nutricionista, assistente social e farmacêutico, deve trabalhar com o paciente e a família para melhorar a qualidade de vida. A expectativa de vida continua a melhorar com o desenvolvimento de novos tratamentos.

Recomendações:

Métodos para adicionar proteínas e calorias à dieta:

  • Coma sempre que estiver com fome. Isto pode significar várias refeições pequenas ao longo do dia.
  • Mantenha vários alimentos nutritivos por perto. Tente comer de hora a hora. Tente comer bolachas com queijo, bolos, ou granola.
  • Esforce-se para comer regularmente, mesmo que seja pouco. Inclua um suplemento nutricional ou batido de leite.
  • Seja flexível. Se não sente fome ao jantar, coma ao pequeno-almoço, tome um lanche no meio da manhã e faça a refeição principal ao almoço.
  • Ponha queijo ralado em sopas, molhos, cozidos, vegetais, puré de batata, arroz, massa e bolo de carne.
  • Use leite integral, nata, ou leite enriquecido para beber ou cozinhar.
  • Espalhe manteiga de amendoim sobre pães, ou use-a como acompanhamento para frutas e vegetais crus. Misture manteiga de amendoim em molhos, ou use-a sobre waffles.
  • O leite em pó desnatado incrementa a oferta de proteínas. Tente adicionar duas colheres de sopa de leite em pó desnatado ao leite usado nas receitas.
  • Adicione marshmallow (gomas) às frutas e chocolates quentes. Adicione passas, tâmaras, nozes picadas e açúcar mascavado aos cereais quentes ou frios; ou coma-os como lanche.
  • Uma colher de chá de manteiga ou margarina acrescenta 45 calorias aos alimentos. Misture-os em sopas, vegetais, puré de batata, cereais cozidos e arroz. Sirva enquanto estiver quente. Pães, panquecas e waffles quando estão quentes, absorvem mais manteiga do que quando estão frios.
  • Coalhada seca ou iogurte podem ser usados em vegetais como: batata, feijão, cenoura e abóbora. Tente usar também em molhos, ou como acompanhamentos para frutas.
  • Bife, frango e peixe à milanesa apresentam mais calorias do que quando grelhados ou assados.
  • Adicione mais mozarela ou queijo amarelo às pizzas congeladas.
  • Ovos cozidos picados e cubos de queijo são saborosos nas saladas.
  • Sirva queijo cottage com frutas frescas ou enlatadas.
  • Adicione queijo ralado, atum, camarão, crustáceos, carne moída, cubos de presunto, ou fatias de ovos cozidos em molhos, arroz, cozidos, massa, torradas com manteiga ou biscoitos.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFibra
Próximo artigoFlúor na dieta