Alimentação por biberão, alimentação por fórmula ou artificial
São produtos alimentares destinados a suprir as necessidades nutricionais dos bebés. Estes incluem alimentos em pó, concentrados ou já preparados. Veja também amamentação, dieta adequada para a idade, ferro na dieta e intolerância à lactose.
Funções:
As fórmulas infantis atuam como uma fonte nutricional para bebés com menos de um ano de idade.
Recomendações:
De maneira ideal, os bebés devem-se alimentar por meio de fórmulas durante um período mínimo de 6 meses. O leite de vaca isoladamente não constitui uma dieta adequada para os bebés, porque os rins de um bebé não podem funcionar de forma tão eficiente como no caso de um adulto. Além disso, o leite de vaca possui excesso de proteínas (e em particular, demasiada caseína, um tipo especial de proteína). Os minerais não são facilmente absorvidos e existe um grande risco de sensibilidade às proteínas do leite. Os leites desnatados e com baixo teor de gordura também são inadequados para uso durante o primeiro ano de vida. Eles não fornecem calorias suficientes para o crescimento, nem a quantidade satisfatória de alguns nutrientes necessários para um desenvolvimento normal.
Vantagens da alimentação por biberão:
- Outras pessoas podem ajudar a mãe com a alimentação do bebé.
- A mãe pode ocasionalmente dormir a noite toda.
- A mãe pode sentir-se menos limitada e isolada de outras pessoas e atividades.
A fórmula à base de leite é adequada para bebés de longo termo e pré-termo que não tenham qualquer necessidade nutricional em especial.
Bebés com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite não podem tomar fórmulas padrão à base de leite de vaca. Fórmulas à base de soja não contêm proteínas do leite; ao invés disso, elas usam proteínas da soja.
As fórmulas para bebés prematuros são elaboradas de forma a estimular o crescimento rápido em lactentes com peso de nascimento baixo. Essas fórmulas devem ser usadas sob supervisão médica.
Fórmulas especializadas:
Todas as fórmulas especializadas devem ser utilizadas sob supervisão médica.
Combinação de fórmulas:
A combinação inadequada de fórmulas é comum e pode prejudicar o bebé. Siga cuidadosamente as instruções contidas na embalagem da fórmula. Para preparar um único biberão de 120 ml, use duas colheres rasas da fórmula em pó e acrescente água até à marca de 120 ml e misture bem. Certifique-se que adiciona primeiramente a fórmula em pó, ela mistura-se melhor e é mais precisa.
Efeitos colaterais:
A mistura inadequada de fórmulas infantis pode provocar desconforto abdominal ou outros problemas. O uso do tipo errado de fórmula para bebés com necessidades especiais pode fazer com que as condições do bebé piorem.
Desvantagens da alimentação por biberão:
- preparação da fórmula e tempo de limpeza.
- custo da fórmula e dos biberões.
- conflitos emocionais da mãe com respeito a:
- culpa por não poder amamentar
- medo de privar o bebé da experiência da amamentação
- medo de privar o bebé das vantagens da amamentação
- sentimento por privar-se desta experiência.
Fontes alimentares:
Existe uma grande variedade de fórmulas disponíveis para bebés com idade inferior a 12 meses de idade caso o leite materno não seja usado. Essas fórmulas variam em relação à densidade calórica, composição dos nutrientes, digestibilidade, sabor e custo. As orientações para fórmulas infantis e padrões para alimentação infantil normal com base no leite materno humano são fornecidas pela Academia Americana de Pediatria.
Os tipos específicos de fórmulas consistem de:
- fórmulas baseadas no leite normal
- fórmulas à base de proteína de soja
- fórmulas para bebés prematuros
- fórmulas para bebés com problemas de metabolismo
As fórmulas baseadas no leite normal contêm proteína de leite de vaca tratada a alta temperatura (em concentrações reduzidas), lactose e minerais provenientes do leite de vaca, óleos vegetais, minerais e vitaminas. A quantidade de cada nutriente é determinada de acordo com os padrões, com base nos níveis do leite materno. A Academia Americana de Pediatria recomenda o uso de fórmulas enriquecidas com ferro após os quatro meses de idade aproximadamente. As fórmulas padrão contêm 20 kcal/31,10 gramas e 0,45 gramas de proteína/31,19 gramas. Suplementos vitamínicos adicionais geralmente não são recomendados. Consumir doses maiores do que os requisitos diários de vitaminas é desnecessário e potencialmente perigoso. Dependendo do fornecimento de água, os pediatras podem prescrever um suplemento à base de fluoreto para auxiliar no desenvolvimento de dentes e ossos fortes do bebé.
O controlo de bebés com problemas metabólicos deve ser discutido com um nutricionista e médico especializado. A escolha de fórmulas pode ser afetada pela condição do metabolismo e do trato gastrointestinal do bebé.
Farmácia Saúde Farmacia Saude
Farmácia Saúde Farmacia Saude