Dieta e fósforo.

O fósforo é um mineral que constitui até 1% do peso corporal total. Ele é encontrado em todas as células do corpo, mas 85% do fósforo do corpo encontra-se nos ossos e dentes.


Funções:

A formação dos ossos e dentes é a principal função do fósforo. O fósforo desempenha um papel importante na utilização de hidratos de carbono e gorduras e na síntese de proteínas para o crescimento, manutenção e reparação das células e tecidos. O fósforo trabalha em conjunto com as vitaminas B para exercer as suas funções no corpo. Ele também participa da contração muscular, do funcionamento dos rins, manutenção da regularidade dos batimentos cardíacos e na condução nervosa.

Recomendações:

As doses dárias recomendadas (DDRs) de fósforo são semelhantes às do cálcio. A maioria das dietas alimentares, nos Estados Unidos, tem quantidades adequadas de fósforo. Normalmente, a ingestão de fósforo é maior do que a ingestão de cálcio, mas tipicamente isso não resulta na falta de cálcio.

Efeitos colaterais:

Não existe deficiência de fósforo em geral, devido à sua alta disponibilidade nos alimentos.

A toxicidade devida ao excesso de fósforo é rara, mas uma ingestão de fósforo superior à ingestão de cálcio pode interferir na disponibilidade do cálcio.

Fontes alimentares:

As principais fontes alimentares de fósforo são os grupos de alimentos proteicos (carnes e derivados do leite). Um menu que forneça quantidades adequadas de cálcio e proteína também fornece uma quantidade adequada de fósforo.

Os pães e os cereais integrais contêm mais fósforo do que os cereais refinados e os pães feitos de farinha refinada, no entanto, o fósforo encontrado em produtos integrais está na forma de fitina e combina-se com o cálcio, produzindo um sal que não é absorvido e não pode ser utilizado pelo corpo.

As frutas, os legumes e as verduras contêm apenas pequenas quantidades de fósforo.

O consumo de fósforo numa quantidade superior à recomendada pode resultar em que o fósforo se combine com o cálcio e impeça o uso do cálcio pelo corpo.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFórmulas infantis
Próximo artigoGorduras