Olhos de cores diferentes.
Heterocromia é a presença de olhos de cores diferentes na mesma pessoa.
Considerações gerais:
A heterocromia é rara nos seres humanos, mas bastante comum em cães (como dálmatas e cães pastores da Austrália), gatos e cavalos.
Causas comuns:
A maioria dos casos de heterocromia são hereditários, causados por uma doença ou síndrome ou devido a uma lesão. Existem casos em que um olho pode mudar de cor a seguir a determinadas doenças ou ferimentos.
Algumas causas específicas de mudança da cor dos olhos incluem:
- Heterocromia familiar (transmissão autossómica dominante)
- Síndrome de Waardenburg (congénito e autossómico dominante)
- Alguns medicamentos usados para tratar o glaucoma podem causar o escurecimento da íris (parte colorida do olho)
- Neurofibromatose pode causar o escurecimento da íris afetada
- Lesão, hemorragia (sangramento), inflamação leve que afeta apenas um olho, glaucoma ou um corpo estranho no olho
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o seu médico se notar novas alterações na cor de um olho, ou se uma criança tem olhos de cores diferentes. Um exame oftalmológico completo é necessário para se certificar de que este não é um sintoma de um problema médico existente.
Além disso, algumas condições e síndromes associadas com a heterocromia, como glaucoma pigmentar, só podem ser detetadas através de um exame oftalmológico completo.
O que esperar na consulta:
As seguintes questões podem ajudar a avaliar a causa:
- Notou a existência de olhos de cores diferentes quando a criança nasceu, pouco após o seu nascimento, ou recentemente?
- Existem outros sintomas presentes?
Uma criança com heterocromia deve ser examinada tanto por um pediatra como por um oftalmologista para se conseguir detetar outros possíveis problemas.
Um exame oftalmológico completo pode descartar a maioria das causas de heterocromia. Se parece não haver um distúrbio subjacente, pode não ser necessário efetuar nenhum exame adicional. Se existir a suspeita da existência de um outro transtorno, podem ser realizados testes de diagnóstico, que podem incluir vários exames de sangue, estudos de cromossomas e outros, com a finalidade de confirmar o diagnóstico.
Farmácia Saúde Farmacia Saude