Leite humano.
É o leite produzido pelas mamas humanas.
Funções:
O leite materno é a fonte perfeita de nutrição para bebés. Ele contém quantidades adequadas de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Também fornece enzimas digestivas, minerais, vitaminas e hormonas necessários para o bebé. O leite materno contém valiosos anticorpos da mãe que podem ajudar o bebé a resistir às infecções. O leite materno não é uma fonte rica de ferro, mas os bebés saudáveis possuem reservas de ferro que duram até aos 8 meses de idade. Pode-se começar a administrar alimentos ricos em ferro nessa idade. O seu pediatra ou nutricionista pode recomendar suplementação de flúor nas comunidades onde a água não é fluorizada (áreas com menos de 0,25 p.p.m. de flúor).
O leite de vaca, por si só, é inadequado para bebés com menos de um ano. O bebé pode desenvolver uma alergia aos produtos lácteos se receber leite de vaca muito cedo. Embora o leite de vaca contenha os mesmos componentes que o leite materno, esses componentes não se encontram nas mesmas quantidades. O leite de vaca também é deficiente em agentes imunológicos, que ajudam a proteger os bebés até que os seus próprios sistemas imunológicos estejam completamente desenvolvidos. As fórmulas comercialmente preparadas podem ser baseadas no leite de vaca sem gordura, proteína do soro do leite, ou proteína da soja. Com a finalidade de fornecer uma dieta equilibrada para o bebé, as fórmulas devem ser enriquecidas com hidratos de carbono, gorduras, minerais e vitaminas. Os anticorpos encontrados no leite materno, no entanto, não podem ser adicionados às fórmulas.
PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO
O leite é produzido nas mamas, em pequenas glândulas semelhantes a sacos (alvéolos). Esses sacos desenvolvem-se após um estímulo hormonal específico (estrogénio, progesterona, prolactina pituitária e lactogénio placentário) que começa dos quatro aos seis meses (segundo trimestre) da gestação.
A mama humana não armazena um grande volume de leite. A maior parte do leite que o seu bebé ingere durante a amamentação é produzido durante o ato da amamentação. A sucção estimula a libertação de uma hormona (prolactina) a qual estimula a produção de leite e a libertação de uma outra hormona (oxitocina). A oxitocina, por sua vez, estimula a contração ( ou o “reflexo de sucção”) das glândulas mamárias. O leite é comprimido para fora da glândula mamária em direção aos ductos lácteos para dentro do mamilo.
No início da amamentação, o leite é azulado e contém lactose e proteínas, porém pouca gordura e é chamado de colostro. O leite que se produz no final da amamentação é chamado de leite final. Ele contém mais gordura, a principal fonte de energia para o seu bebé. Se se deixar o leite humano durante meia hora após ser espremido, a “nata” separa-se e deposita-se por cima da parte líquida. Isso acontece porque o leite humano não é homogeneizado, o processo que faz com que a água e a porção de gordura fiquem com “uma camada”.
REFLEXO DA EXPULSÃO DO LEITE
Algumas mães tem uma sensação de formigueiro quando o leite começa a sair da mama em razão do reflexo de sucção. A melhor forma de verificar se esse reflexo começou é observando-se os padrões de sucção e respiração do seu bebé. No início da amamentação, você irá observar padrões, tais como: sucção, sucção, sucção, deglutição, sucção, sucção, sucção, deglutição. Esse padrão pode durar até 30 segundos, porém não pode ser mais longo. Quando o reflexo de sucção ocorre, o padrão pode ser descrito como um ato de tragar: um gole, uma respiração profunda, um gole, uma respiração profunda. Esse padrão dura de 2 a 4 minutos. O seu bebé pode querer mamar por mais tempo (talvez 15 ou 20 minutos) nessa mama a fim de obter mais gordura e/ou para saciar a necessidade de amamentação. Em vez de observar o relógio para o deixar amamentar “10 minutos de cada lado”, pode deixar que o seu bebé se desprenda da primeira mama quando ele quiser antes de trocar de mama.
Recomendações:
ESTABELECER, MANTER E INCREMENTAR O SEU SUPRIMENTO DE LEITE
O seu suprimento de leite será estabelecido durante os primeiros dias e semanas após o nascimento do seu bebé. A amamentação logo no início (dentro da primeira meia hora), e com frequência (a pedido ou de 8 a 12 vezes por dia), permite que amamente com conforto e eficiência. De modo geral, o bebé leva menos de um minuto para estimular o reflexo de ejeção. Se amamentar adequadamente, o desconforto ou a dor será menor.
Entre 6 a 8 semanas, o seu suprimento de leite irá ajustar-se às necessidades do bebé. Antes disso, as suas mamas podem sentir-se extremamente cheias ou vazias. A amamentação frequente e confortável manterá o suprimento de leite. O seu suprimento de leite irá aumentar ou diminuir baseado na fome do seu bebé e na sucção energética (demanda de leite ou uso). As alterações no seu suprimento de leite irão ocorrer dentro de um a três dias após as variações na demanda de leite ou uso.
MANEJO DO LEITE E ARMAZENAMENTO
Quando armazenar leite para uso doméstico, lave as suas mãos antes de o extrair (ou bombear). Use recipientes que tenham sido lavados em água quente e sabão e que tenham sido bem enxaguados. Anote sempre a data antes de o armazenar.
O leite materno fresco pode ser mantido à temperatura ambiente até 10 horas e refrigerado de 24 a 48 horas. O leite congelado pode ser mantido num compartimento do congelador dentro de um frigorífico até 2 semanas; num frigorífico de porta separada/congelador até 3 a 4 meses; num congelador mais potente a uma temperatura constante de 0 graus até seis meses. O leite congelado e descongelado pode ser refrigerado até 9 horas, porém não deve ser novamente congelado.
Os recipientes plásticos são os mais indicados para armazenar o leite materno. Para congelar, utilize pequenos recipientes para evitar o desperdício de porções não utilizadas ao final do dia. O leite refrigerado e congelado deve ser aquecido sob o jorro de água quente de uma torneira. Nunca coloque o leite materno num forno de microondas; o superaquecimento destrói nutrientes valiosos e pode queimar o seu bebé.
Farmácia Saúde Farmacia Saude