Informações sobre as bombas extratoras de leite, cuidados da mãe durante a amamentação, mães em período de amamentação
Cuidados pessoais para a mãe em período de amamentação.
Mecanismos:
A amamentação pode ser uma experiência agradável apesar de desafiadora. Uma mãe em período de amamentação deve manter os mesmos cuidados com o seu bebé e consigo mesma como manteve durante a gestação.
Recomendações:
NUTRIÇÃO DAS MÃES
O Comité sobre Condições de Nutrição Durante a Gestação e Lactação (Committee on Nutritional Status During Pregnancy and Lactation) da Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences), dos EUA, recomenda que as mães em período de amamentação sejam encorajadas a obter os seus nutrientes por meio de uma dieta variada e balanceada, ao invés de obtê-la por meio de suplementos de vitaminas e minerais, e a ingerir líquidos suficientes para aliviar a sua sede. O comité recomenda quantidades generosas de frutas e vegetais, pães integrais e cereais, laticínios ricos em cálcio e alimentos ricos em proteínas, tais como carnes, peixes e legumes. A sugestão é uma ingestão balanceada e adequada em termos de calorias.
GUIA DIÁRIO DE ALIMENTOS DURANTE O PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO
- Leite, iogurte e queijo:
No mínimo 4 porções - Carnes, aves, pescados, feijões, ovos e nozes:
Ingerir no mínimo três porções - Verduras:
Ingerir no mínimo de três a cinco porções - Frutas:
- Ingerir de duas a quatro porções
Escolha alimentos ricos em Vitamina C e Ácido Fólico, e um alimento rico em Vitamina A.
- Pão, cereais, arroz e massas:
Ingerir de 6 a 8 porções, mais ou menos - Gorduras, óleos e doces:
Ter prudência com o seu consumoEstas são apenas recomendações. Pode ser que você tenha que se alimentar mais do que isso, com base no seu tamanho e nível de atividade.
BEBER PARA ALIVIAR A SEDE
As mães em período de amamentação necessitam da ingestão adequada de líquidos para se manterem saudáveis e hidratadas. A maior parte dos especialistas recomenda a ingestão de líquidos suficientes para aliviar a sede. Oito copos de líquidos tais como água, leite, sumo ou sopa são uma boa meta.
OS ALIMENTOS DA MÃE
As mães em fase de amamentação podem ingerir com segurança qualquer alimento que lhes apeteça. Alguns alimentos podem dar sabor ao leite materno, mas os bebés raramente reagem a esse facto. Se o seu bebé fica inquieto quando ingere um certo tipo de alimento, tente evitar esse alimento por uns tempos e depois tente novamente e observe se isso se torna um problema. Não há necessidade de limitar a sua dieta de uma forma excessiva e deve manter uma nutrição adequada para si e para o seu bebé.
A CAFEÍNA E O ÁLCOOL
Uma mãe em período de amamentação pode consumir com segurança quantidades moderadas de cafeína (como uma ou duas chávenas de café por dia) sem causar danos ao seu bebé. A ingestão excessiva de cafeína pode causar agitação e dificuldade para dormir ao seu bebé. O álcool já foi detectado no leite humano e pode interferir no reflexo de ejeção do leite. O consumo de álcool deve ser evitado durante o período de amamentação. Um aperitivo ocasional que não exceda 60 ml de álcool pode ser seguro, mas deve consultar o seu médico sobre os riscos associados à ingestão do álcool. Quantidades que excedam 60 ml devem ser definitivamente evitadas.
MEDICAMENTOS NO LEITE MATERNO
A grande maioria dos medicamentos (receitados ou não) passam para o leite materno. As mães em período de amamentação devem consultar o seu médico antes de tomar qualquer medicamento. O Comité de Medicamentos da Academia Americana de Pediatria emite um relatório periódico que contém uma lista de medicamentos e a sua compatibilidade com a amamentação. O seu médico, o médico do seu bebé e o seu farmacêutico poderão responder às suas dúvidas sobre a amamentação e a ingestão concomitante de medicamentos.
AMENORREIA DURANTE A LACTAÇÃO
A maioria das lactantes não têm períodos menstruais normais (amenorreia da lactação). Apesar do risco de uma gestação ser menor na mulher que apresenta amenorreia da lactação, a gestação PODE ocorrer durante esse período.
CONTRACEPÇÃO
Os anticoncepcionais orais (pílulas para o controle da natalidade) são medicamentos hormonais e não são recomendados às mulheres em período de amamentação. Essas hormonas podem passar para o leite materno. A prevenção da gestação durante o período de amamentação é realizada por meio de outros métodos contraceptivos. Discuta as suas opções de controle da natalidade com o seu médico.
TRABALHAR FORA DE CASA
Quando retornam ao trabalho, as mães enfrentam obstáculos singulares na manutenção das reservas adequadas de leite. Com planeamento, comprometimento e a correta utilização de uma bomba extratora de leite as mães em período de amamentação podem manter a sua produção de leite, e continuar a amamentar mesmo após retornarem ao trabalho fora de casa. Recomenda-se uma licença maternidade de pelo menos 6 semanas para a determinação da sua produção de leite e amamentação antes do retorno ao trabalho. Um local de trabalho ideal é aquele que disponibiliza um local privativo, que possa ser trancado, com uma poltrona confortável, e uma bomba extratora de leite elétrica para uso coletivo, para as mães que estão em período de amamentação. No entanto, muitas mães conseguem utilizar uma bomba extratora de leite manual, e uma casa de banho discreta para um pouco de privacidade. Uma bomba extratora de leite elétrica é muito mais rápida e mais fácil de usar.
MANTER A SUA PRODUÇÃO DE LEITE
Alguns conselhos que funcionaram bem em muitas mães em período de amamentação e que trabalham 8 horas por dia fora de casa:
1) Antes de retornar ao trabalho, peça a alguém que dê o biberão ao seu bebé. Deixe a experiência especial de amamentar para você mesma. O seu bebé pode ficar confuso se lhe oferecer o biberão, mas adaptar-se-á facilmente com outro adulto que lhe seja conhecido.
2) Duas semanas antes de voltar ao trabalho, utilize uma bomba extratora de leite eficiente e confortável, e comece a fazer as suas reservas de leite congelado. Se chegar o dia de retornar ao trabalho, e não tiver um congelador cheio de leite materno, utilizar um biberão com fórmula não será o fim do mundo.
3) Após retornar ao trabalho, extraia leite 2 ou 3 vezes ao dia, a cada 2 a 3 horas para manter somente o aleitamento materno. Se só tem um intervalo durante todo o dia, e não pode extrair todo o leite de que o bebé precisa diariamente numa única extração, poderá ser necessário um biberão suplementar, com fórmula. Saiba no entanto que se os biberões com fórmula forem dados regularmente, o seu fornecimento de leite irá diminuir na mesma proporção.
4) Amamente o seu bebé um pouco antes de sair de casa de manhã e imediatamente a seguir ao voltar do trabalho no final do dia. Muitas mães aprendem que os seus bebés mamam com maior frequência durante a noite nos dias em que elas trabalham. Amamente o seu bebé tantas vezes quantas ele desejar quando estiver com ele.
5) Se possível, amamente o seu bebé na hora do almoço.
6) Tente amamentar o seu bebé exclusivamente nos seios quando estiver presente (no início da noite, durante a noite e nos fins de semana).
7) Delegue e reparta as tarefas domésticas com outros membros da família.
EXTRATORES DE LEITE
Existem inúmeros tipos de extratores de leite no mercado, com vários graus de conforto, eficiência e custo. A maioria deles precisa de tempo para aprender a manuseá-los de forma adequada. Os extratores podem ser operados mecanicamente (manual), com pilhas ou por meio de eletricidade. Os extratores mais confiáveis, eficientes e confortáveis são os elétricos, eles funcionam de forma intermitente (criam e soltam a sucção automaticamente) e requerem um mínimo de treino.
Farmácia Saúde Farmacia Saude