Movimentos corporais espasmódicos; coreia; movimentos musculares espasmódicos (incontroláveis); movimentos hipercinéticos.
É uma condição na qual existem movimentos involuntários, incontroláveis e rápidos que interrompem o movimento ou a postura normal.
Considerações gerais:
Os movimentos característicos da coreia (denominados de tiques) incluem fazer caretas, levantar e baixar os ombros ou fletir e extender os dedos dos pés ou das mãos. A coreia pode afetar um ou ambos os lados do corpo.
Estes movimentos involuntários geralmente não são repetitivos e podem parecer intencionais mesmo quando são involuntários e incontroláveis. Uma pessoa com coreia pode ser vista como agitada ou inquieta.
Causas:
Existem muitas causas possíveis dos movimentos espasmódicos, incluindo a coreia de Sydenham, a doença de Huntington e outras doenças raras. Algumas das doenças que podem causar a coreia incluem: síndroma de anticorpos anticardiolipinas, lúpus eritematoso sistémico, policitemia rubra vera, doenças da tiroide, acidente vascular cerebral e distúrbios do metabolismo da glicose, do cálcio ou do sódio.
Alguns medicamentos, como os antipsicóticos, podem causar discinesia tardia, um distúrbio do movimento que pode incluir movimentos coreicos. Esta condição raramente é herdada na síndroma denominada coreia hereditária benigna. Algumas mulheres podem desenvolver coreia quando se encontram grávidas, o que se denomina de coreia gravídica.
Cuidados em casa:
O objetivo da terapia é identificar e tratar a causa subjacente. Se esta se deve a um medicamento, este deve ser interrompido na medida do possível. Se se deve a um problema de saúde, a doença deve ser tratada. Se os movimentos são graves e causam transtorno, medicamentos tais como a amantadina ou tetrabenazina podem ajudar a controlá-los.
O repouso ajuda a melhorar a coreia, que pode ser agravada com excitação ou fadiga. De igual modo, o stress emocional deve ser minimizado.
É necessário também tomar medidas de segurança para diminuir a probabilidade de lesões causadas pelos movimentos involuntários.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Contacte o seu médico se tiver movimentos corporais persistentes, imprevisíveis e inexplicáveis.
O que esperar na consulta:
Será obtida a história médica e realizado um exame físico.
Algumas das perguntas da história clínica que documentam este sintoma em detalhes podem ser:
- Que tipo de movimento ocorre?
- Que parte do corpo é afetada?
- Que outros sintomas é que se apresentam?
- Existe irritabilidade?
- Existe fraqueza ou paralisia?
- Existe inquietação?
- Existe instabilidade emocional?
- Há tiques faciais?
O exame físico pode incluir uma avaliação detalhada dos sistemas nervoso e muscular que será realizada com ênfase no exame neurológico. Também é necessário um exame ocular cuidadoso para averiguar certos tipos de doenças que podem afetar os olhos e os movimentos. Os exames de diagnóstico que podem ser realizados incluem:
- Análises de sangue como um hemograma completo ou contagem diferencial dos leucócitos
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça ou da área afetada
- EEG (raramente)
- Punção lombar
- Análise de urina
Os movimentos imprevisíveis podem ser tratados com diversos medicamentos. Isso será decidido pelo médico com base nos sintomas e sinais.
Farmácia Saúde Farmacia Saude