Até 3 meses, os bebês necessitam de 16 a 20 horas de sono diárias. Nessa fase, ele é polifásico, ou seja, o pequeno desperta a cada três ou quatro horas. Apenas 10% dos meninos e das meninas nascem com um padrão de sono mais uniforme e dormem horas seguidas.
De 3 meses a 1 ano, eles precisam de 13 a 14 horas. Nessa idade, alguns já conseguem dormir a noite toda, mas ainda tiram duas sonecas ao longo do dia: uma de manhã e outra à tarde. Esses momentos de descanso são muito importantes. Se a criança não dormir durante o dia, o corpo fica cheio de adrenalina e cortisol e ela torna-se tão agitada que não consegue relaxar para cair no sono à noite.
Durante o primeiro ano, a criança passa a dormir de 12 a 14 horas. O sesta da manhã pode ser dispensada, principalmente se ela frequenta uma creche. Até completar 2 anos, o bebê costuma ainda despertar por breves momentos à noite: ele resmunga, emite alguns sons e chega até a chorar, mas volta a dormir sozinho em seguida. É preciso que os pais evitem a intervenção quando isso acontece. Não se deve tirar uma criança do sono naquele horário pois pode tornar-se um hábito. Aguarde alguns minutos antes de ver se o bebê precisa de si.
Dos 2 aos 5 anos, ela passa a dormir de dez a 12 horas. A necessidade de descanso diminui bastante e aos poucos a criança não precisará das sonecas ao longo do dia.