Resposta de sobressalto; reflexo de sobressalto; reflexo de abraço.
É um tipo de resposta involuntária que está presente no nascimento e que geralmente desaparece após os 3 ou 4 meses de idade.
Veja também: Reflexos do bebé.
Considerações gerais:
O reflexo de Moro pode ser demonstrado colocando o bebé com o rosto virado para cima sobre uma superfície macia e acolchoada. Então, levanta-se a cabeça do bebé suavemente, com suporte suficiente para começar a remover o peso do corpo da almofada (Nota: O corpo do bebé não deve ser retirado da almofada, apenas o seu peso removido).
Em seguida, solta-se a cabeça de repente, deixa-se cair para trás momentaneamente, mas logo a seguir apoia-se novamente (não se deve permitir bater com a cabeça na superfície alcochoada). O bebé pode ter um “sobressalto” e arremessar os braços para os lados com as palmas das mãos viradas para cima e os polegares flexionados. À medida que o reflexo termina, a criança encolhe os braços junto ao corpo, com os cotovelos flexionados, e então relaxa.
Causas comuns:
Este é um reflexo normal presente em bebés recém-nascidos e a sua ausência num bebé é anormal. A sua presença também é anormal num bebé com mais idade, numa criança ou num adulto.
A ausência do reflexo de Moro em ambos os lados do corpo sugere danos no cérebro ou na espinal medula.
A ausência desse reflexo de um lado do corpo sugere a possibilidade de uma clavícula fraturada ou de danos no grupo de nervos que percorre desde a parte inferior do pescoço até à área superior do ombro. As patologias associadas com a lesão do nervo incluem a paralisia de Erb e a paralisia de Erb-Duchenne. A perda da função muscular num lado do corpo também pode produzir um reflexo de Moro assimétrico.
Cuidados em casa:
É necessário verificar o reflexo de Moro em casa. O médico irá verificá-lo durante uma consulta.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Deve consultar o médico se pensa que o seu bebé pode ter uma clavícula fraturada ou uma lesão nos nervos que vão desde a parte inferior do pescoço até à área superior do ombro (lesão do plexo braquial), o que pode causar perda do reflexo de Moro de um lado.
O que esperar na consulta:
O médico geralmente é quem descobre um reflexo de Moro anormal. Ele vai realizar um exame físico e fazer perguntas sobre a história clínica da criança, que podem incluir:
- Historial relativo ao trabalho de parto e ao nascimento
- História familiar detalhada
- Outros sintomas
Se o reflexo está ausente ou é anormal, pode ser necessário realizar mais testes para examinar os nervos e músculos da criança.
Os exames de diagnóstico em casos de diminuição ou ausência dos reflexos podem incluir:
- Radiografia do ombro
- Testes para detetar distúrbios associados com a lesão do plexo braquial
Farmácia Saúde Farmacia Saude