Reflexos infantis; reflexos primitivos; reflexo tónico do pescoço; reflexo de preensão palmar e plantar; reflexo de sucção; reflexo de marcha automática; reflexo de Moro; reflexo de Galant; reflexo de escalar; reflexo plantar ou de Babinski; reflexo dos pontos cardeais; reflexo de gatinhar.
Um reflexo é uma reação muscular involuntária a certos tipos de estimulação. Sabe-se que certas sensações ou movimentos produzem respostas musculares específicas.
Considerações gerais:
A presença e a força de um reflexo é um sinal importante de funcionamento e desenvolvimento neurológico.
A maioria dos reflexos dos bebés desaparecem à medida que a criança cresce, apesar de alguns permanecerem durante toda a vida adulta. A presença de um reflexo num bebé após a idade em que normalmente desaparece pode ser um sinal de danos cerebrais ou de lesões no sistema nervoso.
Os reflexos dos bebés são normais neles, mas anormais noutras faixas etárias. Os reflexos incluem, entre outros:
- Reflexo de Moro
- Reflexo de sucção (sugar quando se estimula a área em redor da boca)
- Reflexo de sobressalto (retrair os braços e as pernas depois de um ruído forte)
- Reflexo de marcha automática (fazer movimentos de marcha quando as plantas dos pés tocam uma superfície dura)
Outros reflexos dos bebés incluem:
- Reflexo tónico do pescoço: é provocado quando a cabeça de um bebé relaxado, deitado de barriga para cima, se vira para um lado. O braço para o qual o bebé está a olhar estende-se direito para longe do corpo com a mão parcialmente aberta, enquanto o braço oposto é flexionado e o punho é apertado com força. Ao inverter a direção para a qual o rosto do bebé está voltado, inverte-se também a posição. A posição tónica do pescoço é muitas vezes descrita como posição de esgrima, porque se assemelha à postura de um esgrimista.
- Reflexo de Galant ou encurvamento (inclinação) do tronco: é produzido ao acariciar ou ao dar pequenos toques ao longo do lado da coluna vertebral, enquanto o rosto do bebé está virado para baixo. O bebé irá virar o quadril para o lado do estímulo efetuando um movimento “dançante”.
- Reflexo de preensão: é provocado pela colocação de um dedo na palma da mão aberta da criança. A mão vai fechar em torno do dedo. A tentativa de remover o dedo faz com que o bebé aperte com mais força. Os recém-nascidos têm muita força de preensão e quase que podem ser levantados da mesa de exames, se forem usadas ambas as mãos.
- Reflexo de busca: é provocado ao acariciar a bochecha do bebé. O bebé vai virar-se para o lado em que foi tocado e começar a fazer movimentos de sucção com a boca.
- Reflexo de paraquedas: ocorre em bebés um pouco mais velhos e é produzido, ao manter a criança na posição vertical, e ao girar, de seguida, o corpo rapidamente para a frente (como se estivesse a cair). Os braços estendem-se por reflexo para a frente para interromper a queda, embora este reflexo apareça muito tempo antes de a criança começar a caminhar.
Exemplos de reflexos que persistem na vida adulta são:
- Reflexo de piscar: os olhos piscam quando são tocados ou quando incide sobre eles uma luz brilhante de forma repentina.
- Reflexo da tosse: a tosse aparece quando as vias respiratórias são estimuladas.
- Reflexo do vómito: sente-se náuseas quando se estimula a garganta ou a parte de trás da boca.
- Reflexo do espirro: espirra-se quando as passagens nasais sofrem algum tipo de irritação.
- Reflexo do bocejo: uma pessoa boceja quando o organismo necessita de oxigénio adicional.
Causas comuns:
A presença anormal de reflexos infantis pode ocorrer em adultos com:
- Danos cerebrais
- Acidente vascular cerebral
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Geralmente, os reflexos anormais do bebé são detetados pelo médico durante exames realizados por outras razões. Os pais do bebé podem estar conscientes da condição.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico e fazer perguntas sobre a história clínica da criança.
As perguntas podem incluir:
- Que reflexos é que estavam presentes?
- Com que idade é que desapareceu cada reflexo infantil?
- Que outros sintomas é que estão presentes? (Por exemplo, diminuição do estado de consciência ou convulsões).
Farmácia Saúde Farmacia Saude