Rotulagem dos componentes nutricionais.
Informações que se encontram nos rótulos da maioria dos alimentos embalados.
Funções:
Tamanho da porção:
Baseia-se numa porção de tamanho médio. Produtos alimentares similares têm tamanhos de porções similares para facilitar a comparação entre produtos.
Quantidade de calorias em cada porção:
Estão relacionadas as calorias e as calorias das gorduras. Esses números auxiliarão os consumidores a tomar decisões quanto à ingestão de gorduras. A lista de nutrientes (gordura total, gordura saturada, colesterol, sódio, hidratos de carbono totais, fibras nutricionais, açúcares, proteína) inclui os mais importantes para a saúde do consumidor moderno. A quantidade de nutrientes por porção em gramas (g) ou miligramas (mg) é apresentada na coluna imediatamente à direita.
Vitaminas e minerais:
Na rotulagem dos alimentos exige-se somente a menção a duas vitaminas, A e C, e a dois minerais, cálcio e ferro. As empresas alimentícias podem, de livre arbítrio, relacionar as outras vitaminas e minerais contidos no alimento. Quando são adicionadas vitaminas ou minerais, ou quando existe uma alegação específica para certa vitamina ou mineral, esses nutrientes deverão estar mencionados na rotulagem nutricional.
Percentagem diária:
As quantidades de vitaminas e minerais estão relacionadas com a Percentagem Diária na rotulagem nutricional. A Percentagem Diária para as vitaminas e os minerais dá uma ideia geral da quantidade de vitaminas ou de minerais numa porção de alimentos que contribui para a dieta diária total. Por exemplo, se a Percentagem Diária para a vitamina C de todos os alimentos que consome durante um dia inteiro totalizar 100%, a sua dieta atende a recomendação para a vitamina C.
Recomendações:
O item “Valores Diários” mostra como um alimento se encaixa na dieta diária como um todo. O valor do nutriente é apresentado em percentagens. A Percentagem Diária diz qual o conteúdo nutricional do alimento, baseado numa dieta de 2.000 calorias. Pode utilizar essa tabela para comparar os alimentos de uma maneira rápida, e para determinar como a quantidade de um determinado nutriente, contido numa porção de alimentos, se encaixa numa dieta de 2.000 calorias. Por exemplo, um alimento que tem 13 gramas de gordura com uma Percentagem Diária de 20%, significa que 13 gramas de gordura são 20%, ou um quinto da dose diária recomendada para uma pessoa que ingere 2.000 calorias.
Na parte inferior da etiqueta pode ver uma lista de seis nutrientes, e as doses diárias recomendadas. Os valores diários estão relacionados para 2.000 e 2.500 calorias. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo da sua necessidade pessoal de calorias. As quantidades dos quatro primeiros nutrientes – gordura total, gordura saturada, colesterol, e sódio – são valores máximos. É por isso que a lista diz “menos do que” antes do número. As quantidades de hidratos de carbono totais e de fibras nutricionais são quantidades mínimas. Isso ocorre, exatamente da mesma forma, em todas as rotulagens de alimentos que contêm essa etiqueta. Pode usar uma dessas rotulagens como referência.
AFIRMAÇÕES COM REFERÊNCIA AO CONTEÚDO NUTRICIONAL
Uma afirmação referindo-se ao conteúdo nutricional é uma palavra, ou frase, contida na embalagem do alimento, que faz um comentário sobre o valor nutricional desse alimento. A afirmação significará o mesmo para cada produto. A seguir estão algumas afirmações aprovadas para o conteúdo nutricional:
Quanto às calorias:
- Baixas calorias
- 40 calorias, ou menos, por porção
- Calorias reduzidas
- pelo menos 25% menos calorias por porção em comparação com alimentos similares
- Light (Leve)
- 1/3 a menos de calorias, ou 50% menos de gordura por porção. Se mais de metade das calorias forem de gordura, o conteúdo de gordura precisa ser reduzido em 50% ou mais
Quanto ao açúcar:
- Não contém açúcar
- menos de 1/2 grama de açúcares por porção
- Açúcar reduzido
- no mínimo 25% menos de açúcar em comparação com alimentos similares
Quanto à gordura:
- Não contém gordura
- menos de 1/2 grama de gordura por porção
- 100% sem gordura
- satisfaz as exigências para a alegação de não conter gordura
- Baixo teor de gordura
- 3 gramas ou menos por porção
- Gordura reduzida
- pelo menos 25% a menos em comparação com alimentos similares
Quanto ao colesterol:
- Não contém colesterol
- menos de 2 miligramas de colesterol por porção, e 2 gramas ou menos de gordura saturada por porção
- Baixo teor de colesterol
- 20 miligramas ou menos de colesterol por porção, e 2 gramas ou menos de gordura saturada por porção
Quanto ao sal:
- Não contém sódio
- menos de 5 miligramas de sódio por porção
- Não contém sal
- satisfaz as exigências para a alegação de não conter sódio
AFIRMAÇÕES QUANTO À SAÚDE
Pela primeira vez aparecem frases afirmativas referindo-se à saúde, aprovadas e regulamentadas pela Administração de Drogas e Alimentos (Food and Drug Administration, FDA), dos EUA. A afirmação referindo-se à saúde é uma mensagem na rotulagem do alimento que descreve a relação entre um alimento, ou componente do alimento, como a gordura, o cálcio ou as fibras, e uma doença ou condição relacionada à saúde.
O governo dos EUA autorizou afirmações que se refiram à saúde para sete relações entre dieta e saúde, que estão apoiadas em amplas evidências científicas.
1. O cálcio com a osteoporose
2. Os produtos de grãos que contêm fibras, frutas, e vegetais com o cancro
3. As frutas, vegetais com o cancro
4. As frutas, vegetais e produtos de grãos que contém fibra com as doenças coronárias
5. A gordura com o cancro
6. As gorduras saturadas e o colesterol com as doenças coronárias
7. O sódio com a hipertensão
Um exemplo de uma afirmação válida que se refira à saúde pode ser encontrado num produto alimentício de cereais com alto teor de fibras: “Muitos fatores afetam o risco de cancro, ingerir uma dieta com baixos teores de gordura, e com muita fibra, pode diminuir os riscos dessa doença”.
Para obter mais informações sobre as afirmações específicas que se refiram à saúde, consulte as informações sobre dieta e saúde.
INGREDIENTES
As indústrias alimentícias devem relacionar os ingredientes, em ordem decrescente por peso, do maior para o menor. As pessoas que apresentam sensibilidade a certos alimentos podem obter informações úteis da lista de ingredientes impressa na rotulagem.
A lista de ingredientes incluirá, quando cabível:
- Aditivos Corantes (clorofílicos) aprovados pela FDA
- Fontes de hidrolisados de proteína
- caseinados como um derivado do leite, em alimentos que alegam não ser laticínios (tais como cremes para o café )
A maioria dos fabricantes fornece um número para ligações gratuitas onde respondem a perguntas sobre produtos alimentícios específicos, e os seus ingredientes.
ALIMENTOS ISENTOS DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS
Muitos alimentos não possuem informações. Alguns alimentos estão isentos da rotulagem de alimentos. Estes alimentos incluem:
- alimentos servidos em restaurantes
- alimentos servidos nos bares dos hospitais
- alimentos servidos nos aviões
- vendedores ambulantes de alimentos (vendedores de doces, ambulantes e máquinas automáticas)
- comida pronta a consumir, principalmente a preparada diretamente no local de venda
- comida em grandes quantidades que não seja revendida
- alimentos produzidos por microempresas
- alimentos medicinais
- café e chá puros
- extratos flavorizantes
- corantes
- condimentos
- outros alimentos que não contêm quantidades significativas de nutrientes
O comércio pode fazer uma lista de nutrientes, voluntariamente, de muitos alimentos crus. Devem, no entanto, mostrar as informações nutricionais das vinte frutas e vegetais e dos frutos do mar mais consumidos sem ser cozidos. A rotulagem nutricional para produtos crus com um único ingrediente, tais como carne moída e peitos de frango, também é voluntária.
Fontes alimentares:
Em países como os Estados Unidos o governo estabelece as regras para a rotulagem dos alimentos. A rotulagem fornece informações nutricionais completas, úteis e exatas. Eles estimulam os fabricantes de alimentos a melhorar a qualidade dos seus produtos, e ajudam o consumidor a tomar decisões quanto à escolha de alimentos mais saudáveis. Essas informações são prestadas num formato consistente para ajudá-lo a comparar, de forma direta, o conteúdo nutricional de vários alimentos. As rotulagens dos alimentos em o título de “Informações Nutricionais”.
Farmácia Saúde Farmacia Saude