Sensibilidade pré-menstrual e inchaço das mamas; mastalgia (dor nos seios) antes da menstruação; inchaço das mamas antes da menstruação.

O inchaço e a sensibilidade pré-menstrual de ambas as mamas ocorrem durante a segunda metade do ciclo menstrual.

Considerações gerais:

Os sintomas de dor mamária pré-menstrual podem variar de ligeiros a graves. Os sintomas geralmente atingem o auge pouco antes de cada período menstrual, e aliviam durante ou imediatamente após o período menstrual.

O tecido mamário pode apresentar uma consistência densa, áspera, que se sente “arenosa” ao tacto, geralmente mais acentuada nas áreas externas. Também se pode experimentar uma sensação intermitente ou persistente de congestão mamária com sensibilidade e dor surda e intensa.

Durante o ciclo menstrual, a produção de estrogénios aumenta, atingindo um nível máximo imediatamente antes do meio do ciclo, o que provoca o alargamento dos ductos mamários. Antes do ciclo menstrual, a produção de progesterona alcança um ponto máximo por volta do dia 21 (num ciclo de 28 dias) e provoca a dilatação dos lóbulos mamários (glândulas mamárias).

O inchaço pré-menstrual e a sensibilidade mamária estão normalmente associados com a tensão pré-menstrual (TPM) e com a doença fibrocística da mama (alterações benignas da mama). As alterações fibrocísticas nas mamas não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que estejam relacionadas com as hormonas, uma vez que a condição geralmente fica melhor com a menopausa.

Provavelmente a maioria das mulheres tem algum grau de sensibilidade mamária e inchaço pré-menstrual. Podem-se apresentar sintomas que sejam severos o suficiente para causar preocupação ou para limitar o desempenho de muitas mulheres durante a fase reprodutiva. A percentagem desta condição pode ser mais baixa em mulheres que usem contracetivos orais. Entre os fatores de risco existentes podem incluir-se os antecedentes familiares, uma dieta rica em gordura e o excesso de cafeína.

Causas comuns:

  • Ciclo menstrual
  • Medicamentos que contêm estrogénio, incluindo pílulas anticoncecionais
  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez precoce

Cuidados em casa:

Os cuidados pessoais podem incluir:

  • Consumir uma dieta baixa em gorduras.
  • Evitar a cafeína (café, chá e chocolate).
  • Evitar o sal 1 a 2 semanas antes do início do período.
  • Fazer exercícios vigorosos todos os dias.

A mulher deve executar um auto-exame mamário todos os meses.

Além disso, deve usar um soutien bem ajustado de dia e de noite para fornecer um bom suporte aos seios.

A eficácia da vitamina E, vitamina B6, e de preparações à base de plantas, tais como óleo de prímula, é um pouco controversa e deve ser discutida com um médico.

As pílulas anticoncecionais podem ser prescritas para reduzir os sintomas.

Os diuréticos tomados na fase pré-menstrual podem reduzir o inchaço e a sensibilidade mamária.

Está disponível um medicamento prescrito, para as mulheres que experimentam sensibilidade e inchaço mamário pré-menstrual. Este fármaco alivia os sintomas ao eliminar os períodos menstruais.

Existe um andrógeno (hormona masculina) sintético, o danazol, que pode ser usado em casos graves quando se acredita que os potenciais benefícios superam os efeitos secundários adversos. Se este não funcionar para o seu caso, pode ser prescrito bromocriptina ou tamoxifeno.

Solicite assistência farmacêutica e médica se:

Consulte o médico se:

  • Apresenta nódulos novos, incomuns ou que alteram o tecido mamário.
  • Tem protuberâncias num lado (unilaterais) do tecido mamário.
  • Não sabe como realizar corretamente um auto-exame mamário.
  • É uma mulher de 40 anos ou mais e nunca fez uma mamografia.
  • Tem descarga nos mamilos, sobretudo se for um corrimento de cor castanha ou com sangue.
  • Os sintomas estão a interferir com a sua capacidade para dormir e as mudanças na dieta e o exercício não têm ajudado.

O que esperar na consulta:

O médico irá elaborar uma história clínica e realizar um exame físico. Algumas das perguntas para documentar a história clínica e a sensibilidade mamária pré-menstrual podem incluir:

  • Existe sensibilidade mamária em cada período menstrual?
  • Sabe como fazer um auto-exame mamário?
  • Notou a existência de nódulos na mama ou de descarga do mamilo?
  • Que outros sintomas também estão presentes?

O médico irá verificar se há nódulos mamários, e observar as características (firme ou macio, suave ou irregular, etc.).

Exames de diagnóstico:

Pode realizar-se uma mamografia ou uma ecografia mamária para avaliar qualquer anomalia encontrada durante um exame mamário. No caso de se detetar um nódulo que não é claramente benigno, pode ser necessária uma biópsia da mama.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSangue no sémen
Próximo artigoSibilos