É um achado cutâneo em que as camadas superiores da pele se separam das camadas inferiores da pele quando há uma ligeira fricção.
Considerações gerais:
O sinal de Nikolsky é positivo ou negativo. Um resultado positivo pode estar presente em várias doenças diferentes. As pessoas com um sinal positivo têm a pele solta que se desprende das camadas subjacentes quando é friccionada. A área sob a pele é de cor rosa e é húmida e, normalmente, muito sensível.
Normalmente, o médico irá avaliar a presença deste sinal simplesmente girando a borracha de um lápis contra a sua pele. Se o sinal for positivo, geralmente forma-se uma bolha na área, numa questão de minutos.
Causas comuns:
- Doença auto-imune (pênfigo vulgar)
- Infecção bacteriana (síndrome da pele escaldada)
- Reação a drogas tóxicas (necrólise epidérmica tóxica)
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o médico se você ou seu filho apresentarem vermelhidão, desprendimento, e bolhas na pele com presença de dor sem uma causa óbvia.
O que esperar na consulta:
As doenças associadas com o sinal de Nikolsky são graves, e a maioria das pessoas têm de ser hospitalizadas. Será solicitada a sua história clínica e realizado um exame físico. Podem ser dados antibióticos e fluidos através de uma veia (intravenoso).
O médico pode fazer as seguintes perguntas:
- Quando é que começou a notar que a pele estava vermelha ou com bolhas?
- Que outros sintomas é que se apresentam ao mesmo tempo?
Farmácia Saúde Farmacia Saude