Dieta e sódio (sal).
O sódio é um mineral necessário para o funcionamento apropriado do organismo.
Funções:
O corpo humano precisa deste mineral para regular a pressão sanguínea e o volume de sangue. O sódio também ajuda no funcionamento adequado de músculos e de nervos.
Recomendações:
Na dieta, o sal é medido em miligramas. A forma de sódio mais comum é o sal de cozinha, que possui 40% do mineral. Uma colher de chá de sal de cozinha contém 2.300 mg de sódio.
Nos Estados Unidos, o Conselho Nacional de Pesquisas da Academia Nacional de Ciências (National Research Council of the National Academy of Sciences) recomenda, para os adultos, um consumo diário de sal entre 1.100 a 3.000 mg. A Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association) recomenda que, para cada 1.000 Calorias de alimentos consumidos, a ingestão de sal deveria ser de 1.000 mg, não excedendo o limite de 3.000 mg. Nos Estados Unidos, a ingestão média diária de sal fica entre 4.000 e 5.000 mg.
Não há recomendações específicas sobre a ingestão de sal pelos bebés, crianças e adolescentes. Muito provavelmente, os hábitos e atitudes relacionados com a alimentação durante a infância exercerão influência no futuro. Assim, sugere-se um consumo moderado de sal nessas faixas etárias.
Efeitos colaterais:
Nos indivíduos sensíveis ao sódio, a ingestão de sal em excesso pode contribuir para a pressão sanguínea elevada. Assim, recomenda-se que as pessoas portadoras de pressão alta reduzam o consumo deste elemento. Essa redução também pode diminuir os efeitos colaterais de certos medicamentos prescritos pelos médicos.
Obs.: Em termos nutricionais temos: 1 Caloria = 1.000 calorias ou 1 kcal.
Fontes alimentares:
O sódio faz parte, naturalmente, da composição da maioria dos alimentos. Leite, beterraba e aipo, por exemplo, contêm este mineral. O sódio também está presente na água potável, em quantidade variável, dependendo da fonte.
Este elemento também pode ser adicionado a vários produtos alimentares, nas formas de: glutamato monossódico, nitrito de sódio, sacarina sódica, bicarbonato de sódio e benzoato de sódio. Tais formas são mais conhecidas como ingredientes: molho inglês, molho de soja, cebola com sal, alho com sal e cubos de caldo de carne.
As carnes processadas como bacon, linguiça e presunto, assim como as sopas e vegetais enlatados, são exemplos de alimentos que contêm adição de sódio. Outros alimentos com altos níveis deste mineral são as chamadas fast foods.
Farmácia Saúde Farmacia Saude