Lacto-ovo-vegetariano; lactovegetariano; vegetariano parcial; semi-vegetariano; vegetariano estrito.

  • Vegetariano: a sua dieta exclui todos ou apenas alguns produtos de origem animal. Há muitas variações dessa dieta.
  • Vegetariano estrito: também chamado de vegetariano verdadeiro, exclui todos os produtos de origem animal, consumindo apenas os vegetais.
  • Lactovegetariano: consome produtos de origem vegetal, mais alguns ou todos os produtos lácteos.
  • Lacto-ovo-vegetariano: consome alimentos de origem vegetal, além de leite, ovos e produtos lácteos.
  • Semi-vegetariano ou vegetariano parcial: não é uma autêntica dieta vegetariana, mas as pessoas limitam o uso de produtos de origem animal e consideram-se vegetarianas. Algumas pessoas excluem apenas a carne vermelha, comendo frango e peixe. Há muitas variações.

Funções: 

A dieta pode ser adotada devido a vários fatores, dentre eles: crenças religiosas ou políticas, economia ou desejo de ter uma dieta mais saudável.

Histórico:
A Associação Dietética Americana (American Dietetic Association) afirma que uma dieta vegetariana bem planeada pode ser consistente desde que haja uma boa ingestão nutricional. As recomendações dietéticas variam, dependendo do tipo da dieta vegetariana. Para as crianças e para os adolescentes essas dietas necessitam de um planeamento especial, pois é difícil obter todos os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento. Os nutrientes que podem faltar numa dieta vegetariana são: proteínas, vitamina B12, vitamina D, riboflavina, cálcio, zinco e ferro.

Existem dois tipos de proteínas: completas e incompletas. As proteínas completas contêm quantidades adequadas dos aminoácidos essenciais à saúde, e são encontradas em produtos de origem animal (como carnes, leite, peixes e ovos). As proteínas incompletas contêm todos os aminoácidos essenciais, mas não nas quantidades adequadas. Essas proteínas geralmente possuem um aminoácido em quantidade insuficiente (o aminoácido limitante). Grãos e feijões são fontes de proteínas incompletas.

Não é necessário consumir produtos de origem animal para obter as proteínas completas na dieta. Pode-se misturar duas proteínas incompletas ou uma proteína completa com outra incompleta para conseguir todos os aminoácidos em quantidades adequadas. Algumas das combinações podem ser: leite e cereais, manteiga de amendoim e pão, arroz e feijão, feijão e tortilhas de milho, além de massa com queijo.

Para pessoas que desejam melhorar a sua ingestão nutricional, recomenda-se integrar o estilo de alimentação vegetariano a uma dieta não vegetariana. Por exemplo, uma pessoa pode escolher comer carne uma vez por dia ou pelo menos duas vezes por semana.

Recomendações:

As dietas vegetarianas que incluem alguns produtos de origem animal (lacto-vegetariana e lacto-ovo-vegetariana) são nutricionalmente adequadas. As dietas dos vegetarianos estritos necessitam de um planeamento cuidadoso a fim de obter as quantidades adequadas dos nutrientes necessários.

As recomendações abaixo são para a alimentação de crianças vegetarianas:

  • O leite materno ou as fórmulas devem ser a base da dieta até um ano de idade.
  • Devem ser utilizados leite ou fórmula de soja fortificada.
  • Para as crianças que não bebem leite ou um substituto fortificado, podem ficar limitados os seguintes nutrientes: cálcio, proteína, vitamina D e riboflavina. Essas crianças podem necessitar de um suplemento vitamínico ou mineral.
  • Se não forem consumidos produtos de origem animal, deve-se tomar um suplemento de vitamina B12.
  • A ingestão adequada de ferro é difícil de ser conseguida. São boas fontes de ferro: ameixas e sumo de ameixas, cereais e grãos fortificados, passas e espinafres.

Amostra de menu (sem produtos animais) para crianças que estão a aprender a andar:

Pequeno-almoço:
3/4 de chávena de fórmula de soja
1/2 chávena de cereais cozidos
1/2 pêssego

Lanche:
Uma colher de sopa de manteiga de amendoim e bolachas

Almoço:
Burrito de feijões (1/2 tortilha de farinha com 1/4 de chávena de feijões)
1/4 de chávena de brócolos cozidos ao vapor
bolacha de manteiga de amendoim (sem ovos)
3/4 de chávena de fórmula de soja

Lanche:
1/2 banana

Jantar:
1/2 chávena de esparguete com 1/4 de chávena de molho de lentilhas
salada de espinafres com molho francês
1 fatia de pão francês com margarina

Ceia:
3/4 de chávena de leite de soja
1/2 chávena de arroz e 2 colheres de sopa de melaço (boa fonte de ferro).

Farmácia Saúde Farmacia Saude