Boa nutrição durante viagens com crianças.

As viagens com crianças oferecem desafios especiais, porque alteram os padrões familiares e impõem novas exigências. Planear a viagem e envolver as crianças no planeamento pode reduzir o stress da viagem. As crianças pequenas não compreendem e não se adaptam rapidamente às alterações nos horários e aos atrasos. Necessita de ser flexível em relação aos seus planos e atividades e adaptar-se tanto quanto possível.

Recomendações: 

Antes da viagem:

As crianças frequentemente despertam preocupações médicas especiais. Antes de viajar, consulte o seu médico. O médico também pode orientá-lo sobre os medicamentos de que pode necessitar se o seu filho ficar doente. Informe-se da dose dos medicamentos usados normalmente no tratamento dos resfriados, reações alérgicas ou gripes.

Aviões, comboios, autocarros:

Leve lanches e alimentos familiares. Isso é útil, quando ocorrem atrasos nas refeições ou quando as refeições servidas não forem apropriadas às necessidades da criança. Bolachas salgadas, cereais sem açúcar e queijos são bons lanches. Algumas crianças podem comer frutas sem problemas. Os biscoitos e os cereais açucarados são úteis para crianças teimosas. Leve fórmulas para bebés. As hospedeiras de bordo nos aviões podem auxiliar a aquecê-la. Pequenos frascos de alimentos para bebés são muito úteis, porque produzem pouco lixo e pode descartá-los com facilidade. Opte por descartáveis, exceto se tiver a certeza de que poderá lavar os utensílios.

As refeições servidas nos aviões não atraem as crianças. Muitas companhias aéreas oferecem refeições especiais (como frutas e queijos) se você fizer a solicitação pelo menos um ou dois dias antes. As viagens aéreas tendem a produzir desidratação. Beba bastante água. As mulheres que estão a amamentar necessitam de ingerir uma quantidade maior de líquidos. As crianças, com frequência, têm problemas com as mudanças de pressão, quando o avião levanta voo ou pousa. Ofereça aos bebés biberões, bebidas, chupetas ou similares, para que eles chupem com o objetivo de prevenir a dor de ouvidos.

Comer fora:

Tente manter o seu horário normal de dormir e de comer. Peça que o seu filho seja servido em primeiro lugar (experimente um lanche do menu ou leve alguma coisa para comer). Se telefonar de antemão, alguns restaurantes podem preparar refeições especiais para crianças.

  • Estimule as crianças a comer normalmente, mas compreenda que uma dieta “pobre” durante alguns dias não trará nenhum prejuízo para o seu filho.
  • Assegure-se de que os alimentos são seguros. (Veja diarreia do viajante.)

Fontes de informações:

Muitas agências de viagens oferecem sugestões para viagens com crianças. Consulte-as. Não se esqueça de solicitar conselhos e assistência às  companhias aéreas, às empresas de comboios ou autocarros e aos hotéis.

Nas viagens para o exterior do país, consulte as embaixadas e consulados. Muitos guias de viagem apresentam listas das organizações que prestam auxílio aos viajantes.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVegetarianismo
Próximo artigoVitamina A