A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, usada pelo organismo na absorção do cálcio.
Funções:
A vitamina D estimula a absorção do cálcio pelo organismo, sendo que esse elemento é essencial para o desenvolvimento normal e saudável dos dentes e ossos. A vitamina D também ajuda a manter os níveis adequados de cálcio e fósforo no sangue.
Recomendações:
As doses diárias recomendadas (DDR) são definidas como os níveis de ingestão de nutrientes essenciais que, com base nos conhecimentos científicos, o Conselho de Alimentação e Nutrição (Food and Nutrition Board), dos Estados Unidos, julga adequados para o atendimento das necessidades nutricionais da maioria das pessoas saudáveis.
A melhor forma de atender às necessidades diárias das vitaminas essenciais é consumir uma alimentação equilibrada, que contenha uma variedade do guia alimentar da roda dos alimentos.
A vitamina D também é conhecida como a “vitamina da luz do sol” porque o organismo elabora a vitamina depois da exposição à luz solar. Dez a quinze minutos de exposição à luz do sol, três vezes por semana, são o suficiente para que o corpo produza a quantidade necessária de vitamina D.
Efeitos colaterais:
A deficiência de vitamina D é responsável por ossos fracos ou raquitismo.
Doses maciças de vitamina D podem resultar na reabsorção de cálcio pelos ossos e na deposição nos tecidos moles, tais como coração ou pulmões, reduzindo a sua capacidade de funcionamento.
Fontes alimentares:
A vitamina D é encontrada no queijo, manteiga, margarina, nata, leite enriquecido com vitamina D, peixes, ostras e cereais enriquecidos.
Farmácia Saúde Farmacia Saude