Deficiência, vitamina E; tocoferol; deficiência de vitamina E.
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel. É uma das vitaminas que age como antioxidante.
Funções:
A vitamina E é um antioxidante que protege os tecidos do corpo contra os danos causados pela oxidação. É importante na formação dos glóbulos vermelhos e na utilização da vitamina K.
Recomendações:
As doses diárias recomendadas (DDR) são definidas como os níveis de ingestão de nutrientes essenciais que, com base nos conhecimentos científicos, o Conselho de Alimentação e Nutrição (Food and Nutrition Board), dos Estados Unidos, julga adequados para o atendimento das necessidades nutricionais da maioria das pessoas saudáveis.
A melhor forma de atender às necessidades diárias das vitaminas essenciais é consumir uma dieta equilibrada que contenha uma variedade de alimentos do guia alimentar da roda dos alimentos.
Efeitos colaterais:
Não é conhecida a deficiência alimentar de vitamina E.
Não são conhecidos efeitos tóxicos de doses maciças de vitamina E. Têm sido relatados alguns efeitos colaterais ocasionais, como dores de cabeça.
Fontes alimentares:
A vitamina E é encontrada no gérmen de trigo, milho, nozes, sementes, azeitonas, espinafre, espargos e outras verduras. Além disso, é encontrada nos óleos vegetais (milho, girassol, soja e caroço de algodão) e em produtos feitos com tais óleos, como a margarina.
Farmácia Saúde Farmacia Saude