Sibilos nos ouvidos; ruído ou zumbido nos ouvidos; tinido.
O tinido é um termo médico para o facto de se escutar ruídos nos ouvidos, quando não há nenhuma fonte sonora externa.
Os sons que são escutados podem ser suaves ou fortes e podem soar como um apito, sopro, rugido, zumbido, chiado, sussurro ou gemido. A pessoa pode até pensar que está a ouvir o ar a escapar, água corrente, o interior de uma concha ou notas musicais.
Considerações gerais:
O zumbido é comum. Quase todas as pessoas experimentam uma forma leve de zumbido de vez em quando que dura apenas alguns minutos. No entanto, o zumbido constante ou recorrente é stressante e pode interferir com a capacidade de concentração ou de dormir.
Causas comuns:
Não se sabe exatamente o que faz com que uma pessoa escute sons quando não há nenhuma fonte externa sonora. No entanto, o zumbido pode ser um sintoma de praticamente qualquer problema auditivo, incluindo:
- Infecções de ouvido
- Corpos estranhos ou cera no ouvido
- Lesões causadas por ruídos altos
- Doença de Ménière, um distúrbio no ouvido interno que envolve perda de audição e vertigem
O consumo de álcool, cafeína, antibióticos, aspirina e de outras drogas também podem causar ruídos nos ouvidos.
O zumbido pode ocorrer com perda auditiva e, ocasionalmente, é um sinal de pressão arterial alta, de uma alergia ou de anemia. Raramente, o zumbido é um sinal de um problema grave como um tumor ou um aneurisma.
Cuidados em casa:
O zumbido pode ser mascarado com outros sons:
- A música de baixo volume, o tiquetaque dos relógios ou outros sons podem ajudar a que não se perceba o zumbido.
- O zumbido geralmente é mais percetível quando se vai para a cama à noite, porque essa zona está mais silenciosa. Qualquer ruído na sala, como um humidificador, uma máquina que produza ruídos uniformes ou uma máquina de lavar louça, pode ajudar a mascarar o zumbido e a torná-lo menos irritante.
Aprenda algumas formas de relaxar. O stress não causa zumbido, mas sentir-se stressado ou ansioso pode piorar os sintomas.
Evite a cafeína, o álcool e o tabaco.
Descanse o suficiente. Tente dormir com a cabeça levantada numa posição elevada. Este diminui a congestão na cabeça e os ruídos podem tornar-se menos notórios.
Proteja os seus ouvidos e a audição de danos maiores. Evite lugares e barulhos muito ruidosos. Use protetores para os ouvidos, se tal for necessário.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o médico se:
- Os ruídos nos ouvidos se iniciaram após um ferimento na cabeça.
- Os ruídos estão associados com outros sintomas inexplicáveis, como tonturas, sensação de perda de equilíbrio, náuseas ou vómitos.
- Se apresentam ruídos auditivos inexplicáveis que são incómodos para a própria pessoa mesmo depois de aplicar as medidas de autoajuda.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico, que irá incluir uma avaliação dos ouvidos. Podem ser feitas perguntas, como as seguintes:
- Como é que descreve o som?
- O som é latejante ou rítmico?
- Afeta um ou ambos os ouvidos?
- Que outros sintomas é que tem?
Podem ser feitos os seguintes exames:
- Audiologia/audiometria para avaliar a perda de audição
- Tomografia computorizada da cabeça
- Ressonância magnética da cabeça
- Estudos vasculares (angiografia)
- Radiografia da cabeça
TRATAMENTOS
Se o seu médico consegue determinar a causa, então o facto de se corrigir o problema (por exemplo, a remoção de cera dos ouvidos) pode fazer com que os sintomas desapareçam.
Verifique com o médico todos os seus medicamentos atuais, incluindo medicamentos sem receita médica, vitaminas e suplementos. Não pare de tomar qualquer medicamento sem antes consultar o seu médico ou farmacêutico.
Muitos medicamentos têm sido usados para aliviar os sintomas do zumbido, mas nem todos os fármacos funcionam para todas as pessoas. Os medicamentos podem incluir: antiarrítmicos (geralmente usados para ritmos cardíacos irregulares), antidepressivos, vasodilatadores, tranquilizantes, anticonvulsivos e anti-histamínicos.
Um mascarador de zumbido é um dispositivo que é usado como um aparelho auditivo e que pode ajudar algumas pessoas. Este dispositivo emite sons de baixo nível diretamente no ouvido, para disfarçar ou dissimular o som no ouvido que está a incomodar a pessoa.
Um aparelho auditivo pode ajudar a reduzir o ruído no ouvido e a amplificar os sons externos.
Em certas situações, o aconselhamento pode ajudar a pessoa a aprender a conviver com o zumbido. O médico pode recomendar um treino em biofeedback. Este método ajuda a aprender a controlar as funções do corpo, através da monitorização das respostas específicas (como a contração de um grupo muscular) e ao alterar esta resposta através do relaxamento.
Algumas pessoas têm tentado utilizar terapias alternativas para o tratamento do zumbido, entre as quais:
- Acupuntura
- Terapia craniossacral
- Hipnose
- Suplementos de vitaminas ou de ervas, incluindo zinco, magnésio, ginkgo, melatonina, ou vitaminas do complexo B
No entanto, estes métodos não foram totalmente comprovados, pelo que se recomenda consultar o seu médico antes de tentar qualquer uma dessas terapias alternativas.
Prevenção:
O uso de protetores auriculares é aconselhado em qualquer situação em que seja possível existir danos para os ouvidos (como concertos com som alto ou quando se utilizam martelos pneumáticos). Se sentir alguma perda de audição, deve evitar mais danos para a sua audição, evitando o ruído excessivo.
Certifique-se de que a sua pressão arterial está normal, ao efetuar uma manutenção adequada do peso corporal, ao fazer exercício físico regularmente e ao consultar o médico para efetuar exames anuais.
Farmácia Saúde Farmacia Saude