Disfunção sexual nas mulheres; frigidez.
A disfunção sexual feminina pode implicar uma diminuição do desejo sexual, uma aversão forte da atividade sexual, dificuldade para ficar excitada, incapacidade de atingir o orgasmo ou dor com a atividade ou relação sexual.
Considerações gerais:
Tradicionalmente, pensava-se que a disfunção sexual nas mulheres se devia sobretudo a problemas psicológicos. Pesquisas recentes estão a começar a descobrir muitas causas físicas para problemas sexuais das mulheres. Embora muitos problemas sexuais tenham uma componente psicológica subjacente, as possíveis causas físicas devem-se considerar na avaliação inicial.
Causas comuns:
- Ansiedade ou depressão
- Alterações relacionadas com a menopausa
- Problemas de comunicação entre parceiros
- Danos nos nervos devido a cirurgia ou trauma
- Medo da dor, de contrair uma infecção ou de engravidar
- Sentimentos de culpa e vergonha face ao sexo
- Histórico de abuso sexual
- Infecção ou doença ginecológica
- Falta de estimulação adequada
- Falta de lubrificação
- Medicação
Cuidados em casa:
O tipo de cuidados domiciliares depende da causa da disfunção. Os métodos de planeamento familiar e os métodos contracetivos podem ser úteis para os problemas causados pelo medo da gravidez.
Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Consulte o médico se o problema for persistente ou acompanhado por outros sintomas inexplicáveis.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico, que pode incluir um exame pélvico, e poderá fazer perguntas detalhadas sobre os relacionamentos, as atuais práticas sexuais, atitudes em relação ao sexo, outras condições médicas que possa ter, os medicamentos que possa estar a tomar e outros possíveis sintomas.
O tratamento da disfunção sexual depende da causa e pode incluir alterações nas atuais atividades sexuais, suspensão ou alteração da medicação sempre que possível, adição de uma nova medicação, ou cirurgia. Pode ser necessário um encaminhamento para um especialista no tratamento da disfunção sexual e o aconselhamento psicológico pode ser recomendado.
Farmácia Saúde Farmacia Saude