As rugas são dobras na pele.

Considerações gerais:

A maioria das rugas está associada com as mudanças na pele devidas ao envelhecimento. O envelhecimento da pele e das estruturas relacionadas (cabelo e unhas) é um processo natural e nada pode ser feito para o reduzir, mas há muitos fatores ambientais que o aceleram.

A exposição frequente aos raios solares provoca o aparecimento prematuro de rugas na pele, o aumento da pigmentação (manchas senis) e também o aumento da probabilidade de desenvolver cancro de pele. A exposição ao fumo do cigarro também é outro fator ambiental que aumenta o aparecimento de rugas na pele.

Além das rugas, outra das alterações que a pele sofre são as manchas da idade (áreas pigmentadas). Com o envelhecimento, também se dão mudanças no cabelo e nas unhas, incluindo o aparecimento de cabelos grisalhos, a perda de cabelo e a fragilidade das unhas.

Causas comuns:

As causas mais comuns das rugas são:

  • Influências genéticas (família)
  • Alterações normais do envelhecimento da pele
  • Tabagismo
  • Exposição ao sol

Cuidados em casa:

Para minimizar o aparecimento de rugas, evite a exposição à luz solar o mais possível. Ao ar livre, use roupas protetoras e protetores solares. Se fuma, deixe de o fazer.

Solicite assistência farmacêutica e médica se:

As rugas normalmente não são uma preocupação a menos que ocorram numa idade prematura. Consulte o seu médico se acha que a sua pele se está a tornar excessivamente enrugada de forma prematura. Por vezes é apropriado consultar um dermatologista ou cirurgião plástico.

O que esperar na consulta:

É possível que o médico efetue uma série de perguntas detalhadas sobre as suas rugas, tais como:

  • Quando é que notou pela primeira vez que a pele se estava a tornar anormalmente enrugada?
  • Houve alguma mudança na pele?
  • Existe dor ou sangramento em alguma das manchas da pele?
  • Que outros sintomas é que estão a ocorrer ao mesmo tempo?

Um exame detalhado da pele será efetuado e se as rugas forem acompanhadas por uma lesão cutânea que tenha mudado de aparência, os exames de diagnóstico podem incluir uma biópsia da lesão.

Pode ser recomendado o uso de tretinoína ou cremes contendo alfahidroxiácidos, mas não é garantido que possam ajudar.

Os peelings químicos ou os tratamentos a laser são opções muito eficazes para as rugas mais prematuras.

Pode usar-se a toxina botulínica (Botox) para corrigir algumas das rugas associadas com a hiperatividade dos músculos faciais.

Alguns pacientes podem optar por uma cirurgia plástica para o tratamento das rugas relacionadas com a idade (por exemplo, um lifting).

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCompulsão alimentar
Próximo artigoAtrofia muscular