Maxilar inchado

Infecção comum do rosto e pescoço que produz abcessos e seios de drenagem abertos.

Causas, incidência e fatores de risco:

A actinomicose é causada por uma bactéria anaeróbica (vive num meio sem oxigénio) chamada Actinomyces israelii. É um organismo comum e normalmente não patogénico (que não causa doença) encontrado no nariz e garganta. A sua localização normal nessa região explica a razão pela qual a actinomicose aparece com maior frequência no rosto e pescoço. Esse organismo é comum nas pessoas e por essa razão a infecção não é contagiosa.

A bactéria produz a doença quando penetra os tecidos faciais por meio de um trauma, cirurgia ou infecção. Uma vez dentro do tecido, ela forma um abcesso que produz um nódulo de consistência dura, de coloração vermelho-púrpura, frequentemente na mandíbula, de onde vem o nome mandíbula inchada. Às vezes, o abcesso rompe-se através da superfície da pele e produz um trajeto de drenagem. A actinomicose pode ocasionalmente ocorrer no peito (actinomicose pulmonar) e no abdómen ou em outras áreas do corpo.

Sintomas:

  • inchaço ou um nódulo duro de coloração vermelho a vermelho-púrpura que aparece no rosto ou na parte superior do pescoço
  • dor mínima ou ausente
  • presença de úlceras com drenagem na pele

Sinais e exames:

  • exame do fluido drenado ao microscópio demonstra “grânulos de enxofre” no fluido
  • exame microscópico mostra a presença da espécie de bactéria Actinomyces
  • cultura do tecido ou fluido mostra a espécie Actinomyces.

Tratamento:

Trata-se esta doença a longo prazo, com a administração, durante 1 a 2 meses, de penicilina intravenosa e, a seguir, durante 6 meses por via oral. Outras drogas como eritromicina e tetraciclina têm sido eficientes.

Obs.: a tetraciclina não é usualmente prescrita para crianças até que estas tenham todos os dentes permanentes, pois pode ocorrer a descoloração irreversível dos dentes que ainda se estão a formar.

Pode ser necessária a drenagem cirúrgica da lesão.

Expectativas (prognóstico):

Espera-se uma recuperação completa com o tratamento.

Complicações:

Pode surgir uma meningite após a infecção.

Solicitação de assistência médica e/ou farmacêutico:

Solicite assistência médica se surgirem quaisquer sintomas deste distúrbio. O tratamento imediato acelera a recuperação.

Prevenção:

Manter uma boa higiene oral.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAcromegalia
Próximo artigoActinomicose pulmonar