A irradiação é o uso da radiação ionizante de isótopos ou raio X nos alimentos. A radiação esteriliza o alimento, matando as bactérias, sem tornar o produto radioativo.

Entre os benefícios da irradiação de alimentos está o controlo de insetos e de bactérias como a Salmonella. O processo pode reduzir a incidência de doenças de natureza alimentar, além de retardar a deterioração de frutas e vegetais. Em outras palavras, os alimentos duram mais e causam menos intoxicações alimentares.

A irradiação de alimentos é usada amplamente em vários países. Nos EUA, os três primeiros usos para os quais a irradiação alimentar foi aprovada foram a inibição dos rebentos da batata comum, desinfestação de insetos no trigo e na farinha de trigo nos anos 60 e controlo de insetos e micro-organismos em temperos, em 1983.

Os produtores de alimentos dos Estados Unidos, no entanto, optaram por não utilizar amplamente a irradiação, já que muitas pessoas acreditam erroneamente que os alimentos irradiados sejam perigosos.

Farmácia Saúde Farmacia Saude

COMPARTILHAR
Artigo anteriorÁlcool
Próximo artigoAlimentos transgénicos