Falta de sudorese; Diminuição da transpiração; Anidrose.
Uma falta de suor anormal em resposta ao calor pode ser prejudicial, pois a transpiração permite ao corpo libertar calor. O termo médico para a transpiração ausente é anidrose.
Considerações gerais:
Às vezes, a anidrose passa despercebida até se detectar que uma quantidade considerável de calor ou de esforço não consegue provocar a transpiração.
A total ausência de sudorese pode ser potencialmente fatal porque o corpo está sobreaquecido, mas se a falta de sudorese ocorrer numa pequena área, normalmente não é tão perigoso.
Causas comuns:
- queimaduras
- algumas síndromes genéticas
- certos problemas neurológicos (neuropatia)
- lesões congénitas como displasia ectodérmica
- desidratação
- doenças neurológicas, como síndrome de Guillain-Barré
- doenças de pele que bloqueiam as glândulas sudoríperas
- trauma das glândulas sudoríparas
- uso de certos medicamentos
Cuidados em casa:
Se existir o risco de sobreaquecimento, tome um duche frio ou sente-se numa banheira com água fria e beba muitos líquidos. Permaneça num local fresco, mova-se lentamente quando houver calor e evite exercícios pesados e alimentos quentes.
Solicitação de assistência farmacêutica e médica:
Consulte o seu médico e farmacêutico se apresentar uma ausência geral de suor ou uma falta anormal de sudorese quando exposto ao calor ou ao exercício extenuante.
O que esperar na consulta:
O médico irá realizar um exame físico. Em situações de emergência, a equipa médica vai realizar medidas de resfriamento rápido e dar-lhe fluidos para o estabilizar.
O médico pode perguntar-lhe sobre os seus sintomas e a sua história médica. Pode ser dada medicação para lhe provocar a transpiração.
Além disso, pode-lhe ser pedido que se envolva num cobertor elétrico ou se sente numa sauna enquanto a equipa médica observa a reação do seu corpo.
Pode ser realizada uma biópsia da pele.
Farmácia Saúde Farmacia Saude